O prefeito de Quatá Marcelo Pécchio participou no dia 28 de junho, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, da reunião de expansão da operação “Atividade Delegada” fora da capital – que permite os policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folga, auxiliando no patrulhamento nas cidades do interior. Com esta medida, policiais podem trabalhar até oito horas por dia, 12 dias no mês (o valor será pago pelos cofres municipais). O projeto de Lei foi encaminhado pelo Governador à Assembleia Legislativa para futura aprovação.
Apenas 43 municípios já mostraram interesse na operação “Atividade Delegada” no Estado - Quatá está incluído. Após aprovado pelo Legislativo Estadual, a Prefeitura de Quatá deverá encaminhar uma Lei para a Câmara Municipal para garantir a devida autorização para trabalho dos policiais em dias de folga que, depois, retorna ao Comando Geral da PM e à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para posterior análise e aprovação.
O prefeito de Quatá Marcelo Pécchio concedeu entrevista a Secretaria de Segurança e disse: “O nosso foco é o combate ao crack, principalmente entre adolescentes, além dos furtos, que são consequências desse consumo da droga, já que esses jovens acabam se vendo na obrigação de furtar para poder consumir o crack; é importante aumentarmos o número de policias no município e, assim, garantir maior segurança a população, afirmou. A “Atividade Delegada” teve início em 2009 em São Paulo e foi aderida por Mogi das Cruzes em março de 2011, agora, será estendida a outros municípios.