A implementação da Política Municipal de Saneamento para os Resíduos Sólidos Urbanos, foi destaque na reunião realizada com prefeitos da região dia 15/04, na CIVAP, em Assis durante a assinatura do Termo de Adesão do Projeto, o qual contou com a presença da prefeita de Quatá Luciana Guimarães Alves Casaca. Esse foi mais um passo fundamental na busca da universalização das ações e serviços de saneamento ambiental nos municípios integrantes do CIVAP, e região.
Para tanto, exigiu-se a definição de uma metodologia capaz de diagnosticar satisfatoriamente o quadro do saneamento ambiental desses municípios, no que tange aos resíduos sólidos, e de propor ações a serem implementadas no sentido de se buscar a solução gradual e global das carências deste serviço nas cidades.
Com a atribuição de elaborar este Plano, foi constituído um grupo de trabalho composto por representantes dos órgãos do CIVAP e das Prefeituras Municipais afetos ao saneamento, sob a coordenação do setor de Resíduos Sólidos, responsável pelo suporte técnico, que contará também com a colaboração de cinco estagiários sendo, três do CIB Unesp, que estarão sob a orientação de uma coordenadora de biologia, e dois da ETEC Centro Paula Souza de Assis, contratados pelo CEE. O projeto conta ainda com o auxílio de um engenheiro de São Paulo, o qual irá contribuir com orientações.
Inicialmente e, para subsidiar o conhecimento dos serviços de saneamento no município, foi elaborado diagnóstico setorial relativo aos resíduos sólidos. Esse diagnóstico
foi produzido com base nos dados e informações disponíveis nos diversos órgãos das administrações municipais do consórcio.
O projeto vai ser desenvolvido por cidade, e os estagiários irão coletar informações onde e o secretário de Meio Ambiente ajudará na coleta de dados. O transporte e alimentação dos estagiários ficarão por conta da cidade visitada. A mesma deverá montar uma câmara técnica e uma comissão com os secretários do Meio Ambiente, Obras, Administrativo e Sabesp. O município que apresentar soluções as consorciadas, terá prioridade no projeto.
A pauta do dia contou ainda com a inclusão de Ocauçu e Taciba, duas cidades que, a partir da presente data, serão integrantes da CIVAP.
Outro assunto em questão foi à licitação de uma UTI Móvel para atender todos os municípios veiculados ao consórcio.
Os municípios conveniados serão atendidos pelo hospital Zezinho, que fornecerá dois exames a preço de SUS. Esta sendo preparado um pregão de fornecimento de exames.
E por fim, o Rotary Club de Cândido Mota fornecerá nos próximos dias, alguns aparelhos auditivos e durante uma semana disponibilizará a capacitação de fonoaudiólogos.