O FUSSESP - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo desenvolveu o Projeto Horta Educativa. Em Quatá o Projeto foi implantado pelo Fundo Social de Solidariedade Municipal em parceria com as Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, e apoio da Prefeitura Municipal.
O Projeto Horta Educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis. É um instrumento pedagógico para a compreensão da relação meio ambiente e alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.
O Projeto, elaborado para crianças de 4 a 8 anos, visa a implantar hortas educativas em unidades públicas de ensino, através da assinatura de convênios.
Horta Educativa em Quatá
Em Quatá a Horta Educativa foi desenvolvida na EMEIEF Luiz Gagliardi. A Horta já está produzindo alface, cheiro verde, couve, almeirão e rúcula. A primeira colheita foi feita na manhã de 27/06 pelas crianças, professores e os secretários envolvidos no projeto: Daniela Pécchio, Alexandra Martins e Eliezer Alves.
“A primeira infância é o período decisivo para a formação das crianças e com o projeto iremos fortalecer o trabalho educacional, promovendo hábitos alimentares saudáveis, educação ambiental e contato direto com o meio ambiente", comenta a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, que também participou da colheita.
Outro propósito do Projeto é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. A atividade interdisciplinar tem a duração de um ano e conta com quatro tipo de apostilas: Caderno de Atividades da Criança; Caderno do Educador; Caderno do Cuidador da Horta e Caderno da Família. Os educadores e cuidadores da horta foram capacitados por técnicos da Secretaria da Agricultura do Estado.