Terceira Idade de Quatá embarca numa deslumbrante viagem a bordo da Maria Fumaça

08/12/2014 00:00

Passeio de trem foi oferecido pela Prefeitura em homenagem aos idosos

Piuiiiiii....Tic Tac Tic Tac! Foi nesse balanço e em ritmo saudosista, que o Grupo com 46 pessoas da Terceira Idade de Quatá embarcou a bordo da Maria Fumaça “Dona Lina", na manhã de 06 de dezembro, em uma viagem encantadora e nostálgica percorrida pelos trilhos da Estação de Paraguaçu Paulista. A viagem foi proporcionada pela Prefeitura Municipal de Quatá em parceria com a Secretaria de Promoção Social, em comemoração a Semana do Idoso.

Durante o passeio de 24 quilômetros (ida e volta) no Trem Turístico e Cultural “Moita Bonita”, o qual teve a duração de cerca de 40 minutos, os idosos - que estavam acompanhados pela Assistente Social Fernanda Maria dos Santos; o Professor Ronaldo Sena, a Assessora de imprensa Andréia Serrano Fagundes e da Presidente da Terceira Idade Ivete Favoreto - se deslumbraram com a paisagem e receberam informações sobre o trajeto, bem como sobre a importância da ferrovia do desenvolvimento de toda a região. "Fico muito feliz em poder proporcionar para a Terceira Idade momentos de descontração e alegria", comenta a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, que por motivo de saúde não pôde acompanhar o grupo.

O trem saiu da Estação de Paraguaçu Paulista, no traçado da ferrovia que passa pelo bioma cerrado, muito rico com sua vegetação rústica e diversificada. Passa pela Chácara do Marinaldo até chagar no destino final, na Estação de Sapezal, onde possui uma sólida infraestrutura restaurada para receber turistas. A estação conta com banheiros, lanchonete que comercializa produtos artesanais produzidos pelos moradores locais e exposições de fotos antigas encontradas no memorial “As Galvão” – antigas Irmãos Galvão –, que foram criadas e iniciaram a carreira de sucesso em Paraguaçu Paulista.

Além disso, em Sapezal os passageiros também podem ver o equipamento que vira a locomotiva para o retorno, as construções antigas e árvores centenárias que são observadas no local.        A viagem com a Maria Fumaça relembra os tempos dos pioneiros que, através da Estrada de Ferro Sorocabana, fizeram surgir diversas cidades da região. É uma viagem ao passado, precisamente ao início do século XX, que faz reviver o período das antigas locomotivas a vapor, a Maria Fumaça. “Foi uma verdadeira viagem ao passado, voltei no tempo relembrando dos passeios que fazia de trem”, lembra a quataense Alzira Maria Bigeschi.

O Trem é composto por dois carros de passageiros e tem com tração uma locomotiva a vapor, a Dona Lina, a segunda mais antiga em operação para trens turísticos no Brasil. "Fiquei surpresa, não imaginava que seria uma viagem tão agradável e encantadora", finaliza dona Ivete Favoreto. Por motivo de viagem,  a Secretária de Promoção Social Daniela Pecchio não pôde participar do passeio. "Quando se tem uma equipe de trabalho comprometida, mesmo ausente, tudo que se planeja dá certo. Parabéns à todos vocês que fazem a diferença, agradecida diz  Daniela que sempre apoia e incentiva a Terceira Idade. A viagem contou ainda com a colaboração do Secretário de Esportes Roberto Sérgio Nogueira, e foi organizada pelas funcionárias da Secretaria de Promoção Social.

A história....

A Maria Fumaça “Dona Lina”, é uma locomotiva a vapor de fabricação britânica, fabricada em Bristol – Inglaterra, no ano de 1879. O número 23 estampada em sua composição é o número de série de 1.244 unidades fabricadas pela empresa The Avonside Engine Co. – Limited. Essa máquina participou da construção da Estrada de Ferro Sorocabana entre as cidades de Assis e Presidente Epitácio, ambas no Estado de São Paulo, pela empresa do comendador José Giorge. Após sua desativação, trabalhou no transporte do café e algodão da antiga Fazenda Santa Lina, onde foi preservada por muitos anos pelo comendador e sua família.

No ano de 1998 a Sra. Lina Giorge Leuzzi fez a doação da locomotiva ao Município de Paraguaçu Paulista que acabara de se transformar em Estância Turística. No final da década de 90 ficou exposta apenas para visitação pública na praça da Fonte Luminosa e, posteriormente, foi transferida para um abrigo da antiga estação ferroviária, o que acabou transformando o local em Memorial Ferroviário.