Nova estação da SABESP está sendo construída em Quatá

04/02/2015 00:00

Para o segundo semestre de 2015, a população quataense contará com o novo SES - Sistema de Esgotos Sanitários, que compreende estação compacta pré-tratamento, coletor de tronco, estação de tratamento de esgotos e emissário final. A nova estação da Sabesp terá ainda reator anaeróbio, 2,5 km de emissário, duas lagoas facultativas aeradas, um tanque de contato/desinfecção e dois leitos de secagem. Serão 46 m de emissário final. A obra auxilia na preservação do ribeirão do Bugio.

A obra, realizada pela SABESP, está estimada em mais de R$4 milhões e 700 mil reais, recurso do Governo do Estado de São Paulo, o qual foi liberado pelo governador Geraldo Alckmin durante a visita à Quatá em 2013, quando foi recebido pela prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca.

Quatá é uma das cidades paulistas chamadas 300%: tem 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. Contudo, a atual ETE (estação de tratamento de esgoto) do município, em operação desde 1993, não é mais suficiente para atender à demanda dos próximos anos.