Palestra ?Terapia do Riso? ensina o indivíduo a rir de seus dramas e defeitos

27/10/2015 00:00

      Você já ouviu a expressão: “Rir de si mesmo”? Está mais do que provado que a risada é um elemento importante no combate ao estresse, ligado diretamente ao nosso sistema nervoso central. É considerada uma válvula de escape às pressões do dia-a-dia e o bom humor, segundo especialistas, reduz a pressão sanguínea e o nível de hormônios, que afetam nosso sistema imunológico.

      Com a proposta de ensinar o indivíduo a rir de seus dramas e defeitos, a professora especialista em programação neurolinguística Ivone Engelmann volta à Quatá e traz para os professores da Rede Municipal de Ensino a “Terapia do Riso”. A convite da OAB Subseção de Quatá e da Prefeitura Municipal, por meio a Secretaria de Educação, Ivone ministrou a palestra na noite de 26/10, no Auditório da Educação, que estava completamente lotado!

      Segundo a palestrante, quando a pessoa ri de si mesma, resgata a saúde mental que está em falta por causa do estresse, voltando a ter o controle da própria vida. Ivone diz que “a melhor maneira de enfrentar o estresse no trabalho é deixar de se preocupar com problemas pequenos e levar a vida de forma leve, descontraída”, explica Ivone. Para colocar a teoria em prática, “isso pode ser feito por meio da aplicação de técnicas que, entre outras coisas, estimula o autoconhecimento”, completa a Professora. 

      “Rir tem uma relação profunda com a autoestima e não depende nem de tempo nem de dinheiro”, afirma a Ivone que, desde 2000 desenvolve palestras sobre a importância da terapia do riso.

      A neurolinguista conta que hoje, por exemplo, muitos casamentos e uniões são desfeitos por motivos banais. Às vezes, o fato de o companheiro deixar a toalha jogada no chão pode tomar proporções enormes, causando mágoas. A questão é que há o espaço para negociar e de o outro aceitar ou não. E, nesse embate, as pessoas até contraem doenças e veem que estão perdendo os cabelos por causa desse modo de ver a vida.

“Quando ficamos de mau humor e vemos o defeito do outro como algo tão grande, muitas vezes estamos nos
refletindo no próprio espelho. E, ao aprendermos a dar risada de nossa própria intolerância e erros, estamos aprendendo a nos conhecer”, finaliza Ivone.

       Estiveram presentes o presidente da Subseção de Quatá Cláudio Rodrigues Plácido, a secretária da Educação Vilma Salmeron, Professores e convidados da comunidade.