Quatá é uma das cidades que mais investe em Saúde e Educação

14/01/2016 00:00

Os números falam por si! A Administração de Quatá é uma das que mais investe nos setores de Saúde e Educação em todo o Oeste de São Paulo, assegurando ao Município a condição de referência na região em excelência de atendimento.

Conforme determina a Lei, cada cidade deve investir no mínimo 15% de seu orçamento anual em Saúde, e, na prática, inúmeras Administrações Públicas Municipais não ultrapassam e, nem atingem tal percentual. Com referência a Educação, o mínimo exigido é a aplicação de 25% da receita, o que nem sempre é cumprido por grande número de governos municipais, o que, aliás, é um dos principais motivos de apontamentos e, até de vários casos de contas rejeitadas pelo Tribunal.

Em 2015, e pelo terceiro ano consecutivo, a Gestão da Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, numa demonstração inequívoca de compromisso com a qualidade de vida da comunidade, e prova inconteste de que prioriza as duas áreas, investiu a ordem de 24,84% do orçamento (R$7.406.853,80) em Saúde, ou seja, quase R$ 3 Milhões a mais do que o mínimo exigido. E na Educação, a aplicação chegou a 29,18%, isto é, R$1.243.403,73 a mais do que a exigência legal, totalizando investimento de R$8.697.934,94.

Método de ensino apostilado, merenda de excelente qualidade com cardápio coordenado por nutricionista; atendimento de todas as crianças matriculadas na Rede com jogos de uniformes, investimento na qualificação de professores, cessão de notebooks aos docentes, reformas e ampliações das creches “Orísia da Silva” e “Mary Helena Talon Andréa” – esta última com capacidade para mais 50 crianças; autorização do Governo do Estado para abertura de licitação para construção da Creche Clarinha, no Bairro Palazzi – vai atender mais 140 crianças; enfim, as múltiplas ações e investimentos asseguram a Quatá o status de modelo regional de gestão na Educação.

Com relação à Saúde, nos últimos três anos, Quatá passou a ser uma das referências do Estado em termos de atendimento, e no período foi melhorado e ampliado o serviço de transporte de enfermos, com implantação de novos horários, especialmente com destino a Presidente Prudente (antigamente quem ia às 5h de ônibus, só voltava à noite), mas, hoje, os pacientes viajam em Vans com ar condicionado e em horários alternativos.

Além disso, foram adquiridas ambulâncias com traseiras esticadas e ar condicionado para maior conforto dos usuários; concluído e entregue o PSF III “Maria da Glória Benquique Ojope”, na Rua Duque de Caxias – mais um núcleo de Saúde em prédio próprio da Municipalidade; está em andamento para conclusão e entrega este ano o PSF IV – ao lado da Prefeitura; foram implantados e colocados em funcionamento aparelhos de Raio X e de Ultrassonografia, diminuindo em mais de 70% a dependência do Município em relação a outros centros (pelo menos 300 pacientes,  por mês, não precisam mais se deslocar para outras cidades em busca de tais procedimentos).

Foram realizados serviços de reformas e ampliações nas dependências da Unidade Ambulatorial “João Jorge Estevam” (conhecida como Santa Casa) para maior conforto e comodidade de servidores, médicos e comunidade atendida; concluídos e entregues os serviços de reforma e adequação do Centro de Saúde “Maria Francisca Garcia Melges”.

Em suma, o lema da Saúde Municipal é: esgotar todas as possibilidades para oferecer o melhor atendimento possível aos moradores; seja nas unidades básicas, no pronto atendimento, no HMR em Rancharia, onde a Prefeitura mantém convênio, no AME de Presidente Prudente ou em qualquer outro centro especializado.