Prédios Públicos de Quatá vão ganhar árvores

18/08/2010 00:00

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Quatá informa que acaba de encaminhar pedido de compra de 131 mudas de árvores que serão plantadas, a partir de setembro, ao redor de vários prédios públicos pertencentes a Prefeitura. São mudas de quaresmeiras, magnólias, acácias, ipês e outras.

O Projeto de plantio ocorre no mês em que se comemora o Dia da Árvore (21 de Setembro) o plantio é a compensação de árvores que foram retiradas no decorrer de benfeitorias realizados ao município, como a reforma da Praça da Matriz e do Cemitério, adequação feita pela Prefeitura que sempre busca oferecer o melhor a população, baseado em Leis já estabelecidas, de retirada e substituição de árvores.

Cabe a cada morador vigiar para que as árvores presentes em seu bairro sejam bem cuidadas e zeladas para que no futuro tenhamos a gostosa sombra que refresca e nos acolhe em dias de calor.

Segundo pesquisas da Revista Reader´s Digest, as cidades mais arborizadas do mundo são: Estocolmo, na Suécia Oslo, na Noruega e Munique, na Alemanha.

Viveiro reativado:

A Prefeitura Municipal de Quatá está, aos poucos, reativando o Viveiro de mudas, localizado no Almoxarifado Municipal. Segundo informa o Secretário de Agricultura, Jamil Askar, em um ano e meio, a Secretaria pretende ter cerca de 20 mil mudas de várias espécies para começar a doar a população para plantio.

A Prefeitura deseja a participação da população para a arborização da cidade para isto, pede para que os moradores avisem a Secretaria de Agricultura caso disponham de sementes, oportunizando assim, nascimento de novas árvores para plantio em Quatá.

Pede-se também para que a população que retira leite do programa Viva Leite guarde os saquinhos para serem usados como suporte para receberem novas sementes.

Estudo sobre arborização urbana de Quatá:

A partir de setembro, será realizado em todo perímetro urbano de Quatá estudo para elaboração de plano de urbanização da cidade. O estudo consiste em saber a condição das árvores do espaço urbano de Quatá, como identificar as espécies presentes no município, calcular a área de cúpulas da cidade e encontrar o déficit de espaços verdes da cidade.