A Prefeitura Municipal de Quatá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa aos munícipes que realizou uma poda acentuada e direcionada em algumas árvores da Praça da Asa Branca, devido o alto índice de possíveis quedas de galhos e por causa de problemas de raízes perfurando a rede de esgoto. Com a poda, a árvore vai sendo conduzida de modo natural, em que ela não venha interferir nos danos ambientais.
Tal poda já é habitual em algumas situações no município. “No ano passado, nesse mesmo período, a mesma poda foi realizada nas árvores posteriores, para melhorar ainda mais a qualidade das árvores, sombras e até mesmo a qualidade de vida dos próprios moradores. Esperamos 1 ano para que as mesmas se recuperassem e pudéssemos podar as outras árvores que ainda não tinham sido podadas”, explica o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eliezer Alves, responsável pela poda.
Segundo Eliezer, “Tal poda é permitida, pois não se eliminou a vida da árvore, ela voltará a florescer como de costume, e com mais vigor. É saudável para a espécie ser aparada, todo processo é acompanhado por um técnico”, completa.
A formação das cúpulas fechadas pode favorecer a diminuição de vida das plantas, logo o corte oferece nova respiração para a árvore, assim como a grama e flores necessitam de sol para sobreviver. Quando as plantas começam a diminuir a sua atividade fisiológica, ou seja, com a chegada do frio, é sabido que está chegando a hora correta de fazer o uso da tesoura de poda.
Não houve nenhum crime ambiental, pelo contrário, todo o processo foi realizado para a melhoria do meio ambiente e oferecer mais qualidade de vida aos quataenses.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Quatá e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.