"Do Campo à Mesa". Concurso com Mulheres do Campo. Tema: Banana

20/05/2024 10:06
Em comemoração ao Dia das Mães, assim como parte de atividades do Programa "Município Agro", a Prefeitura de Quatá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu o Concurso "Do Campo à Mesa", tendo como tema o ingrediente obrigatório e principal: a BANANA. O Concurso ocorreu dia 09 de maio, no Banespinha e contou com a participação de Mulheres do Campo.

O concurso teve por objetivo valorizar o papel das mulheres do campo na promoção da cultura gastronômica local e no desenvolvimento sustentável da nossa região, assim como reconhecer o desempenho na produção agrícola e na preservação das tradições culinárias da região. A atividade teve ainda o intuito de fomentar a interação e troca de experiências entre as participantes e a comunidade, fortalecendo os laços comunitários e incentivando o empreendedorismo feminino no setor agrícola.

Após período de inscrição, as participantes compareceram no evento com os pratos prontos preparados por elas: Eliana Mattiolli apresentou o GELADO DE BANANA; Jucilene Ap. Tavares de Lima: SOBREMESA DE BANANA; Solange Bizinotti Bedin: BOLO DE AVEIA E BANANA FITNESS; Marciely Rodrigues: BANOFFEE; Rosângela Alves de Souza: ENROLADINHO DE BANANA; Fernanda Silva Cavalcante: TORTA CARAMELIZADA; e Jucimara: PUDIM DE BANANA.

Os pratos foram apresentados, degustados e avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais do Município, que atuam no ramo de culinária. A comissão julgadora contou com a participação da Nutricionista e proprietária do Restaurante Cantinho Saudável Joyce Cristiane, da proprietária do restaurante Nz Container Silvia Alves, de Fernanda Conde da Formosa Formiga, Jéssica Martines da Maneki Sushi, e da jurada fiscalizadora Erika Moura - Moura Eventos.

Após avaliação, as juradas escolheram como vencedor o prato Gelado de Banana preparado por Eliana Cristina Mathioli Plácido, moradora no Recanto João Mathioli - Bairro Graminha.
O Concurso "Do Campo à Mesa" teve decoração típica, som ao vivo, deliciosas guloseimas, e contou com a presença do Vice-Prefeito Márcio Bidóia, que esteve acompanhado da sua esposa Cláudia Pagianotto Bidóia, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Livaldo Vieira do Nascimento "Titico", da Diretora da Agricultura e Meio Ambiente Aline Silva, Diretores Municipais, Vereadores e moradores da Zona Rural.

A Prefeitura de Quatá agradece todas as pessoas no evento, as participantes que concorreram com as receitas, agradece o apoio dos moradores da Zona Rural e Sindicato Rural, comissão julgadora, funcionários e Secretarias. Apoio: Câmara Municipal.

Fonte: Agricultura