Desfile de Moda Fashion - "Recicle Hoje, Colha Amanhã" - Celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

24/06/2024 16:33

A Prefeitura de Quatá e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a ETEC - Dr. Luiz César Couto, realizaram o Projeto "Desfile de Moda Sustentável" com roupas confeccionadas a partir de materiais recicláveis. O evento ocorreu dia 7 de junho, no Clube Saci, e foi realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A proposta interdisciplinar teve como objetivo, favorecer uma reflexão sobre a sustentabilidade, preservação do Meio Ambiente, descarte de resíduos sólidos, reciclagem e outros temas relacionados, além de promover a educação ambiental entre os residentes da área rural.

O projeto contou com o apoio de Professores, Coordenadores, Gestão Escolar e a participação dos alunos dos cursos MTEC Meio Ambiente, Agropecuária, Química e Informática da ETEC.

Os alunos realizaram as atividades em duas etapas: pesquisa teórica e confecção do traje. Para a pesquisa, os participantes foram orientados pelos professores quanto aos materiais utilizados, os impactos ambientais e indicadores de reciclagem no Brasil. Para a confecção dos trajes, os alunos tiveram autonomia pra desenvolver a criatividade em utilizar os diversos materiais como sacolas plásticas, garrafas pet, papel e papelão, lacres de latinhas, CDs e outros materiais que seriam descartados.

A professora de Geografia e Orientadora do Projeto Daniela Galvão de Oliveira ressaltou: "o resultado desse trabalho conjunto foi gratificante, todos que presenciaram o desfile ficaram impressionados com a construção das peças, a beleza e a criatividade".

A ação faz parte da diretiva de fortalecimento social do campo, uma iniciativa do Município Agro que busca integrar e educar a comunidade rural. O evento contou com a participação de jurados que tiveram a difícil tarefa de escolher a melhor roupa reciclável, um trabalho árduo dado o alto nível das criações apresentadas.

Os jurados participantes foram: Renan Luiz de Souza Santos - Tecnólogo em Gestão de Agronegócios; Aline José da Silva - Diretora de Agricultura e Meio Ambiente; Rosemary Fonseca Molinari - Empresária e Artesã de Quatá e Daniela Galvão de Oliveira - Professora de Geografia da ETEC de Quatá.

"O desfile foi mais do que uma competição; foi uma demonstração de como a criatividade e a educação podem andar de mãos dadas para promover um futuro mais sustentável. A escolha dos jurados refletiu o esforço e a dedicação dos alunos em transformar resíduos em arte, e todos os participantes saíram vitoriosos ao contribuírem para a conscientização ambiental", comentou a Diretora de Agricultura e Meio Ambiente Aline José da Silva.

A Premiação ocorreu para 3 salas com as melhores propostas que foram:

1º lugar: 3º MTEC em Informática - R$700,00

2º lugar: 1º MTEC em Agropecuária - R$ 500,00

3º lugar: 3º MTEC em Agropecuária - R$ 300.00

O evento foi marcado pela inovação e pelo compromisso com o meio ambiente, certamente ficará na memória de todos os presentes e servirá de inspiração para futuras ações em prol da sustentabilidade em Quatá.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente