Prefeito Marcelo busca incansavelmente meios para comprar a vacina contra o covid

Por Assessoria de Imprensa

19/03/2021 09:59

No dia 10 de fevereiro de 2021 o prefeito de Quatá Marcelo Pecchio esteve no Instituto Butantan em São Paulo, onde protocolou pedido para adquirir 20 mil doses de vacina para imunizar a população quataense.

Desde então, o prefeito Marcelo tem buscado incansavelmente meios de adquirir a vacina, não somente para Quatá, mas para toda a região, colaborando assim com os Prefeitos que também travam a mesma batalha. Pecchio tem participado de reuniões com os Consórcios Intermunicipais que estão apoiando os Municípios do interior paulista para a compra da vacina.


Consórcios intermunicipais da região recebem representante de laboratório de vacinas
Na manhã do dia 15/03, no Centro Cultural Matarazzo, prefeitos e membros de consórcios intermunicipais da região se reuniram com André Oliveira, representante de laboratórios de vacina contra a Covid-19. A reunião foi solicitada com o objetivo de esclarecer as possibilidades reais dos municípios comprarem seus próprios imunizantes, quais os trâmites burocráticos, quais laboratórios estão disponíveis para as tratativas e qual o valor de cada dose.

Estiveram presentes o prefeito de Presidente Prudente Ed Thomas, o presidente da Unipontal Jorge Duran, o prefeito de Iepê e presidente do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) Murilo Nobrega Campos, o prefeito de Quatá Marcelo de Souza Pecchio, o prefeito de São Pedro do Turvo e presidente do Consórcio Público Ummes (que representa a região sudoeste do Estado) Marquinho Pinheiro, o prefeito de Ipaussú Sergio Guidio, além de representantes da secretaria de saúde de Bastos e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap).

De acordo com dados apresentados por André, outras localidades do país já iniciaram esse procedimento, como o Espírito Santo, por exemplo. "A liberação da compra pelos Estados e municípios já foi sancionada pelo Governo Federal no dia 10/03. Quanto mais rápido os Estados ou Consórcios se unirem, mais rápido a população será vacinada".
"A manifestação de interesse pode ser feita pelos municípios a mais de um laboratório, que responderão com uma oferta, contendo preços e condições de pagamento. É um processo complexo, com atestados de veracidade em cartório, com traduções em língua estrangeira, mas que já podem ser alcançados", declarou o representante".
As autoridades presentes devem se reunir nos próximos dias, por meio de vídeo-conferência, para discutir a viabilidade da compra. O presidente do Ciop, Murilo Campos, já sinalizou uma reunião com os prefeitos no decorrer da semana.

CIVAP
Na tarde do dia 08 de março, vários prefeitos integrantes do CIVAP - Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, se reuniram para anunciar um pedido de compras de vacinas conta a Covid-19.

O presidente do CIVAP, prefeito de Echaporã, Luís Gustavo informou que já está tudo alinhado com os prefeitos consorciados para adquirirem 1 milhão de doses de vacinas e que já foi assinado e encaminhado para o laboratório. "Nosso Consórcio está consolidado e os prefeitos que o integram estão prontos para adquirirem essas vacinas para imunizar nossa população. Sabemos da necessidade para que elas cheguem o mais rápido possível", disse.

O Prefeito de Quatá, Marcelo de Souza Pecchio, que também participou da reunião, afirmou que a importância desse requerimento é para antecipar e acelerar a imunização da população.
Pecchio entende que somente a vacina conseguirá frear o avanço da pandemia, garantindo imunidade na população e reativando o setor econômico. "O resto é historinha pra boi dormir", ironizou ele as alternativas paliativas anunciadas para enfrentar a pandemia.
"Pelo Plano Nacional de Imunização só iremos terminar essa campanha em 2025. Serão quatro anos de pessoas em casa, em hospitais e morrendo. Antecipar tudo isso é antecipar a retomada econômica", afirmou Pecchio.

A Diretora do CIVAP, Ida Franzoso, disse que a distribuição das vacinas será organizada apenas com a autorização dos laboratórios. "Algum dos laboratórios nos dando o aval, nós temos um corpo técnico com capacidade de distribuir essas doses num curto espaço de tempo para viabilizar toda essa logística", afirmou Ida.
Atualmente, o CIVAP congrega 37 municípios e aproximadamente 620 mil habitantes.
COLABORAÇÃO: JORNAL ACONTECE

Fonte: Imprensa