Por Assessoria de Imprensa
05/01/2024 13:22Nos
dias atuais, a tecnologia tem facilitado a vida das pessoas que precisam correr
contra o tempo devido a tantos compromissos e afazeres. Esperar em uma fila por
exemplo, se torna uma experiência estressante para muitos. Por isso, muitas
empresas buscam formas de otimizar o tempo de seus serviços, através da
realização de agendamentos, por exemplo.
Pensando nessa otimização
de tempo, mas ainda mais no bem estar da população, agilidade e economia, a
Prefeitura de Quatá inaugurou em janeiro de 2023 o TOTEM DO POUPATEMPO, que
está disponível na cidade a exato um ano, e possibilita a solicitação de mais
de 40 serviços. Durante esse período, o Totem do Poupatempo em Quatá
foi muito requisitado e de fevereiro a dezembro de 2023 teve em média 2.000 atendimentos
e 800 agendamentos.
"O equipamento oferece
autonomia e agilidade para aqueles que tem urgência em obter seus documentos. E
ainda, o Totem do Poupatempo amplia as opções de atendimento digital, para que
o cidadão possa resolver suas pendências sem necessidade de comparecer nos
postos", explica o Prefeito de Quatá Marcelo Pecchio.
No Município estão
disponíveis os seguintes serviços: agendamentos, emissão de carteira de identidade,
2ª via do RG de carteira de identidade sem atualização de dados, conferência de
documentos, triagem para agendamento, acompanhamento de RG, atestados de antecedentes,
renovação de CNH, certidão de prontuário de CNH, consulta de pontos de CNH, pesquisa
de débitos e restrições de veículos próprios, pesquisa de débitos e restrições
de veículos de terceiros e atualização de CPF, suspensão, cassação e reabilitação,
1ª habilitação, reabilitação de permissionário, alteração de categoria, transferência
de CNH, alteração de endereço, registro de veículo 0km, transferência, revistoria,
desbloqueio de veículos e demais Serviços.
Em Quatá, o atendimento
está disponível de segunda à sexta, na Rua General Marcondes Salgado, nº331,
das 7h às 11h, e das 13h às 17h.
POUPATEMPO
O Poupatempo é
um programa executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp -
Tecnologia da Informação, que é coordenado pela Secretaria de Governo do Estado
de São Paulo. Ele foi implantado em 1997 pelo Governo do Estado de São Paulo,
para facilitar o processo de acesso das pessoas aos serviços públicos.
O programa reúne empresas
e órgãos de serviços públicos, que realizam um atendimento rápido, sem
discriminação ou privilégios. Ademais, diversos planos de expansão são criados
para uma maior ampliação e aprimoramento do atendimento presencial ou remoto.
Em relação
aos totens, quase todas as unidades em funcionamento contam com os
aparelhos, oferecendo a possibilidade do autoatendimento.