Arraiá na Roça promove Ações da Saúde na Estância Águia Dourada

24/06/2024 16:12

A Estância Águia Dourada, Bairro Rural de Quatá, foi palco de uma ação promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Quatá. O "Arraiá da Saúde na Roça", teve como objetivo levar diversos serviços de saúde à população rural, cumprindo a diretiva de fortalecimento social no campo por meio do Programa Agro pela Saúde.

Os serviços oferecidos durante o evento foram: aferição de pressão arterial e glicemia, atualização da carteira de vacinas. Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C também foram disponibilizados, permitindo a detecção precoce e o tratamento adequado dessas doenças.

A saúde bucal recebeu atenção especial, com avaliações e orientações sobre a prevenção e diagnóstico de câncer bucal, realizadas por profissionais da área. Para complementar as ações de saúde, foi promovida uma campanha educativa contra animais peçonhentos, Aedes aegypti e demais arboviroses, visando a conscientização da população sobre a importância do combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Outro serviço fundamental oferecido foi a vacinação antirrábica, essencial para a proteção dos animais de estimação e, consequentemente, da saúde pública.

A adesão da comunidade rural foi expressiva, demonstrando a importância e a eficácia de levar esses serviços até as áreas mais afastadas do município. Foram realizados 14 testes rápidos, 19 aferição de pressão, 10 coletas de glicemia capilar e 14 vacinas antirrábicas.

A iniciativa "Arraiá da Saúde na Roça" reafirma o compromisso da Prefeitura de Quatá em promover a saúde e o bem-estar de toda a população, incluindo aqueles que residem em áreas rurais. A ação é um exemplo de como a integração entre diferentes secretarias pode resultar em benefícios concretos para a comunidade, fortalecendo o laço entre o poder público e os cidadãos.

A população presente agradeceu e elogiou a iniciativa, destacando a importância de ações como essa para garantir o acesso à saúde de qualidade para todos. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já planejam novas edições do evento, buscando ampliar cada vez mais o alcance e a efetividade das ações de saúde no município de Quatá.

Realização: Prefeitura de Quatá. Organização: Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Saúde. Apoio: Município Agro e Câmara de Vereadores.