Incentivar a Cultura é indispensável para formação humana de todos os cidadãos. Tendo isto em vista, a Secretaria de Cultura de Quatá está oferecendo oficinas sobre música Clássica para os integrantes do programa Ação Jovem (Fundo Social de Solidariedade – Gov. Estadual).
A oficina (uma conversa descontraída de 01 hora) tem como tema “A música clássica nossa de cada dia”. Segundo o palestrante, o jornalista-mestre Gustavo Pilizari, o intuito é mostrar aos jovens que “mesmo a gente dizendo que não conhece ou não gosta de música clássica, ela está mais presente em nossa vida do que a gente imagina”. Visto desta forma, o objetivo é apresentar as músicas que fazem parte da nossa cultura simbólica que, mesmo não sabendo, foi composta por gênios da música erudita e, que, principalmente, estão presentes até os dias de hoje.
Pilizari lembra, por exemplo, o caso da tradicional música entoada em casamentos nos
quatro cantos do mundo “não adianta, a gente pensa em casamento e na hora, vem à nossa mente a tradicional canção clássica, de composição de Richard Wagner ‘Marcha Nupcial’ (1813 – 1883)”.