Dia Internacional de Animação

23/10/2015 00:00

O Dia Internacional da Animação é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro em centenas de cidades do mundo.

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO

Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

NO BRASIL

No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2015 o DIA está na sua 12ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h30 simultaneamente em todas os locais participantes, contando com a adesão de mais de 200 cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.

Em QUATÁ:

Em Quatá, a exibição dos vídeos ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, às 19h30m, simultaneamente, nas escolas:

Etec Luiz Cesar Couto - Colégio Agrícola, com a exibição dos curtas-metragens internacionais e na Escola Professor Francisco Balduino de Souza “Chiquinho”, com a exibição dos curtas-metragens nacionais.

Todos estão convidados a participarem!

O projeto tem apoio da Usina Zilor com apoio da Prefeitura Municipal de Quatá e Secretaria de Cultura de Quatá