Peça ?Auto de Antônio Santinho? foi apresentada no Colégio ?Chiquinho? em comemoração aos seus 66 anos

06/04/2016 00:00

Em comemoração aos 66 anos de História do Colégio Estadual Francisco Balduino de Souza, o “Chiquinho”, o grupo de teatro paraguaçuense Trupe do Trupé apresentou, no dia 05 de Abril (data do Aniversário da Escola), às 14h, o espetáculo teatral: “Auto de Antônio Santinho”.

A peça contou as aventuras de uma garotinha que, após a morte da mãe, viaja rumo a um país distante. Sob a proteção do santo padrinho, a pequena aventura-se por uma história surpreendente, temperada ao sabor dos encantos e da magia da cultura popular.

O “Auto de Antônio Santinho” é resultado de pesquisa e adaptação do texto “Antônio de Lisboa e a sereia do fundo do mar”, do livro “teatro de bonecos – uma experiência mágica na educação”, publicado a partir de trabalho de coleta de causos populares e adaptação para textos de teatro de bonecos realizado pelos alunos do curso de artes da faculdade Mozarteum de São Paulo, com coordenação da professora Neide Rodrigues Gomes, presidente da Associação Brasileira de Folclore e Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima e vice presidente da Comissão Paulista de Folclore.

Antes da peça teatral, no período da manhã, às 9h, cerca de 25 alunos do colégio também participaram de oficina de Maracatu, ministrada na própria Escola, oferecida pelos atores da Peça. Nesta oficina, os alunos tiveram contato com instrumentos diferenciados como: alfaia, xequerê, caixa de guerra, ganzá, agogô e gonguê.

A Peça Teatral foi oferecida e patrocinada pela Usina Cocal, por meio do ProacSP/ICMS, realização da  Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo, apoio da Prefeitura de Quatá, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Colégio “Chiquinho”.

Livros de Receitas:

No início da manhã, a Professora Ana Cristina Caroni Averoldi, durante abertura dos trabalhos em comemoração aos 66 anos do Colégio, convidou a Prefeita de Quatá Luciana Guimarães Alves Casaca para fazer a entrega dos livretos “Receitas Preferidas” - livro criado pelos alunos do 6º ano A (trabalho coordenado pela Professora Ana Cristina, no final de 2015), e passado as mãos dos estudantes nesta data especial. O livro contém as receitas favoritas dos alunos e, um dos diferencias do projeto gráfico foi o de apresentar, em cada página, as receita com a caligrafia própria de cada aluno. O Projeto do livro de Receitas foi apoiado pela Prefeitura e Secretaria de Cultura de Quatá.