Projeto cultural patrocinado pela Zilor promove três oficinas musicais de percussão com o baterista Duda Lazarini, que também faz show de lançamento do seu primeiro disco Trajeto em Quatá
O Polo Guri de Quatá recebe nos dias 2 e 7 de junho três oficinas musicais de percussão com o baterista Duda Lazarini. As atividades estão integradas ao projeto Trajeto, que faz parte do Programa de Educação para a Cultura e Esporte da Zilor, que comemora 70 anos em 2016. O Trajeto conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAc - Programa de Ação Cultural, e produção executiva da Origem Produções.
As oficinas terão a participação de 45 alunos das turmas avançadas de violão, canto e percussão do Polo Guri de Quatá. Nos encontros com as crianças e jovens do projeto o baterista Duda Lazarini, que comemora 30 anos de carreira com o lançamento do seu primeiro disco solo intitulado Trajeto, irá compartilhar seu conhecimento e experiência sobre o universo dos diferentes ritmos afro-brasileiros e instrumentos de percussão. No dia 2, a oficina será das 15h30 às 17h30, e no dia 7, haverá uma oficina das 9h às 10h30, e outra das 15h30 às 17h30.
O projeto Trajeto é fruto de uma caminhada de três décadas dedicadas à música. Natural de Barretos (SP), Duda Lazarini reside hoje em Ribeirão Preto e já trabalhou com diversos artistas nacionais e internacionais, como Guilherme Arantes, Antonio Carlos & Jocafi, Bebeto, Wilson das Neves, Bocato, Rod Hanna, Arnaldo Antunes, e os italianos Barbara Casini, Gabrieli Mirabassi e Silvio Zalambani, além do grupo norte-americano Taste of Honey.
Show de lançamento do disco Trajeto
Além das oficinas de percussão, Duda Lazarini também apresentará em Quatá o show de lançamento do seu disco Trajeto, no dia 16 de junho, às 18 horas, no Anfiteatro da Secretaria de Educação. A apresentação tem entrada gratuita e faz parte da programação de aniversário do município e da celebração dos 70 anos da Zilor.
No show, o sexteto que participou da gravação do disco, formado por Duda Lazarini (bateria), Bruno Barbosa (baixo acústico), Murilo Barbosa (piano), Rubinho Antunes (trompete), Marcelo Toledo (saxofone) e Thiago Carreri (guitarra e violão), apresentará as nove faixas que compõem o álbum Trajeto. No disco o baterista explora o universo da música instrumental brasileira e de suas fusões com o jazz e outros gêneros.
No mesmo dia, 16 de junho, das 15h30 às 17h30, Duda Lazarini e os músicos realizam no Polo Guri de Quatá uma Master class (aula com bate-papo) para os interessados em conhecer os processos de produção e gravação de um disco de música instrumental brasileira.
Programa de Educação para Cultura e Esporte
O projeto Trajeto também contempla oficinas de iniciação musical para crianças e jovens, público-alvo do Programa de Educação para a Cultura e Esporte que a Zilor promove desde 2015 nas comunidades de Lençóis Paulista, Macatuba e Quatá.
Ao todo, mais de 1.000 crianças serão atendidas até o final deste ano em projetos de teatro, música, cinema de animação e outras expressões culturais e atividades esportivas, por meio da utilização de recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Serviço:
Oficinas de Percussão com Duda Lazarini
Data: 2 de junho
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Polo Guri de Quatá
Endereço: General Marcondes Salgado, 332
Inscrições gratuitas no Guri
Data: 7 de junho
Horários: 9h às 10h30 e das 15h30 às 17h30
Local: Polo Guri de Quatá
Endereço: General Marcondes Salgado, 332
Inscrições gratuitas no Guri
Master class com o sexteto Trajeto
Data: 16 de junho
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Polo Guri de Quatá
Endereço: General Marcondes Salgado, 332
Inscrições gratuitas no Guri
Show Trajeto de Duda Lazarini
Data: 16 de junho
Horário: 17 horas
Local: Anfiteatro da Secretaria de Educação
Endereço: Rua Francisco Vieira Nogueira, 208
Quanto: Entrada gratuita