Quatá marca presença com a participação de 10 alunos
O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – realizou dia 7 de novembro, no Distrito de Rosália, em Marília, o concerto Em Cena: Maracatu Didático.
No mês da Consciência Negra, a apresentação se inspirou em ritmos afro-brasileiros e trouxe alunos de percussão de diversas cidades da região: Rosália, Salto Grande, Ocauçu, Vera Cruz, Oriente, Sabino, Lins, Ribeirão do Sul, Piratininga, Bauru, Álvaro de Carvalho, Assis, Maracaí, Santa Cruz do Rio Pardo, Palmital, Echaporã, Pompeia, Cândido Mota, Arco-Íris, Bastos, Tupã, Quatá, Rinópolis e Parapuã.
Ao todo, 270 guris de percussão participaram do concerto, que ocorreu em praça pública e aberto ao público. O arranjo foi resultado da pesquisa de alunos e educadores, feita exclusivamente para o evento e mostrando variações dos baques mais tradicionais de cada nação do Recife incluindo alguns estudos melódicos sobre temas e cantorias do ritmo de baque virado (manifestação folclórica do mais antigo ritmo afro-brasileiro com origem no estado de Pernambuco). A apresentação aconteceu sob-regência do supervisor educacional de percussão, Augusto Botelho Campos.
Além da batucada, o público conferiu danças, comidas típicas, exposição e workshops celebrando o mês da Consciência Negra, data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Além das composições de alunos e alunas e das cantorias tradicionais do Maracatu de Baque Virado que foram apresentadas por cada polo, houve ainda o estudo melódico nos teclados que utilizou tema de Egberto Gismonti. E, no final da batucada, a música Banzo Maracatu, de Dimas Sedicias, foi cantada pelo coral e tocada por todos os batuqueiros.
Quatá marca presença
O Polo Guri de Quatá realizou um concurso para escolher uma letra que representasse o evento, tendo como base o “Banzo” (Maracatu), e dentre os participantes a letra do José Higídio Gimenez da Silva foi a vencedora. Estiveram presentes no Concerto 10 alunos quataenses: João Pedro de Medeiros Lima, Maria Clara Bigeschi dos Reis, Luiz Otávio Perandré Borges, Amábile Antônio Marques, João Higídio Gimenez da Silva, Gabriel Lopes Raphael Santos, Igor Sena e Silva, José Higídio Gimenez da Silva, Jefferson Ryan Santos Azevedo e Luigi Miguel Pinto Bigeschi.
Letra da música vencedora de José Higídio:
“Foi no projeto que eu aprendi a tocar
Caixa, pandeiro, batera, glock e ganzá
Na voz o instrumento, no peito o tambor faz ”tum tum”
Nação Guri canta e dança o maracatu”.