Uma comitiva composta principalmente por prefeitos do CIVAP, entre eles, o Prefeito de Quatá e Presidente do Civap, Marcelo Pécchio, e professores universitários recepcionou no sábado, dia 26, o ministro de da Educação, Fernando Haddad, que veio a Assis para conhecer e avaliar as instalações da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema, que está sendo cotada para abrigar um instituto federal de educação. Esta possibilidade ficou ainda mais concreta após a visita do ministro, que gostou do que viu e aprovou a infraestrutura da Fundação.
A comitiva com o ministro seguiu pela maioria dos 10 blocos, passando por salas de aula, laboratórios de química, informática, eletrônica, ciências, fotografia, agência de publicidade e de assessoria em administração de empresas, sempre acompanhados por professores que explicavam o funcionamento do que é feito em cada setor.
Fernando Haddad questionou sobre o preço das mensalidades, sobre os cursos oferecidos pela instituição bem como os que há na Unesp e no Centro Paula Souza, para comparar o que há de ensino superior e técnico no setores público e privado.
Após a visita a Fundação todos seguiu para o anfiteatro da Fema, onde a diretora da Fema, professora Márcia Carboni, o prefeito de Assis, o presidente do CIVAP Marcelo de Souza Pecchio, a secretária municipal de educação de Assis, professora Ângela Canassa, o vereador e presidente da Câmara Municipal, José Fernandes, fizeram um a um a defesa de que a região seja atendida com uma unidade federal de educação.
Após a visita do Ministro o CIVAP irá, no prazo de 60 dias, elaborar um projeto para ser entregue em reunião na capital federal com o Ministro.
O CIVAP como representante dos 19 Municípios Consorciados do Vale Paranapanema está empenhado em propostas e projetos que possam beneficiar a região, certamente a federalização da FEMA seria de grande importância a demanda estudantil e também ao desenvolvimento regional.