"Ação Jovem" participam de palestra sobre Literatura Infanto-Juvenil e Horror

30/08/2010 00:00

35 adolescentes integrantes do programa "Ação Jovem" de Quatá acompanharam na sexta, dia 27 de agosto, na sala de reuniões da Secretaria de Promoção Social de Quatá, palestra sobre Literatura Infanto-Juvenil e Horror. A palestra, que teve duração de uma hora, foi proferida pelo jornalista, assessor de imprensa da Prefeitura de Quatá e mestrando em comunicação pela Unimar, Gustavo Pilizari.

Gustavo começou a palestra falando um pouco sobre o nascimento da linguagem para melhor compreensão do desdobramento do uso da palavra que dá suporte ao texto. Depois abordou o surgimento das Fábulas por Esopo, Fedro, passando pelos Contos de Fadas desenvolvidos pelos escritores Charles Perrault, La Fontaine e Hans C. Andersen. Antes ainda falour sobre o conceito de infância, do surgimento do primeiro livro para crianças escrito por Comenius.

Logo depois apresentou as características das Histórias de Horror, seu nascimento e expoentes deste gênero, falando um pouco sobre Walpole, Lovecraft, Mary Shelley, Bram Stoker e Edgar A. Poe (suspense e terror) até chegar aos sucessos de Harry Potter, da escritora J. K. Rowling e da atual saga Crepúsculo, da escritora Stephenie Meyer.

"Para entendermos o sucesso dos atuais vampiros e bruxos é importante saber como se deu o nascimento e processo de desenvolvimento desta escrita fantástica", lembrou o jornalista Gustavo Pilizari.