Alunos criam robôs com materiais recicláveis

26/08/2011 00:00

Inspirados no filme Robôs (animação; 2005; Fox; de Chris Wedge); alunos do quinto ano da escola municipal Ozira de Arruda Mendes, do bairro Nova Quatá, como tarefa de criação sugerida pela profa. Adriana Morgado, produziram bonecos-robôs, com material reciclado (latas de refrigerante, de alimentos em conserva; xampu; panelas e outros).

Os 28 alunos, com idade entre 08 e 09 anos, identificaram-se tanto
com o filme que criaram robôs incríveis, em grupos ou individuais, com grande técnica e muita inventividade – e o mais legal: o trabalho de produção artístico não se resumiu apenas a montagem entre as crianças, muitos dos pais também auxiliaram na consecução dos bonecos, incrementando e ajudando ainda mais na percepção de cooperação que as crianças devem ter nesta idade.

“Foi uma experiência incrível, acima das expectativas. Não imaginava que os pais fossem cooperar desta forma, motivo que me trouxe muito orgulho, pois é justamente esta a função dos pais, ajudarem no desenvolvimento técnico e criativo de cada filho”, lembrou emocionada a professora Morgado.

Um dos robôs, da aluna Joyce do Nascimento, 09, feito em parceria
com seu pai, até fala, fato que surpreendeu a todos os funcionários - “gerou curiosidade dos alunos e dos funcionários que perceberam coma a tarefa da professora foi muito adequada”, falou a diretora Mariza Castro.

Não só isto: o filme Robôs apresenta a história de Rodney Lataria que sonha em trabalhar com o Grande Soldador; inspirado nesta história de sonhos, vontades e objetivos profissionais, a professora pediu para que cada aluno desenvolvesse uma redação contando sobre
as expectativas profissionais futuras – o resultado mostrou, primeiramente, o excelente grau de fluxo de pensamento dos alunos que puderam apresentar em palavras seus sentimentos, e depois, objetivar os seus planos futuros, fazendo com que se tornem reais, pois, tudo que é escrito, torna-se real em nossa mente; além de representar a qualidade do ensino oferecido pela municipalidade.