Quatá participa do 9º Fórum Nacional de Alimentação Escolar

29/05/2013 00:00

Nutricionistas e profissionais ligados à área de educação e saúde de todo o País, participaram do 9º Fórum Nacional de Alimentação Escolar, realizado nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, e contou com a presença da nutricionista Vivian Acorse Francischetti, responsável pela alimentação e elaboração do cardápio das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Quatá.

O evento chamou a atenção para uma série de ações necessárias para se oferecer uma alimentação equilibrada e saudável aos 54 milhões de estudantes brasileiros que recebem diariamente refeições nas escolas.

Entre as recomendações das nutricionistas, destacam-se: dar preferência a alimentos orgânicos; utilizar água filtrada para reduzir a ingestão de toxinas e metais tóxicos; reforçar uma dieta rica em fibras, como cereais e verduras em geral; priorizar o consumo de peixes, mas evitar aqueles comprovadamente contaminados por toxinas, como o cação; aumentar a freqüência do consumo de alimentos que nutrem o fígado, como repolho, couve, brócolis, cebola, alho e chá verde; além de evitar o uso de utensílios de plástico para servir as refeições, pois eles podem soltar toxinas quando submetidos a variações de temperatura.

A secretária da Educação de Quatá Alexandra Martins e a nutricionista Vivian Acorse estão avaliando as possibilidades em aplicar as novidades nas escolas da cidade, com a introdução de novos alimentos no cardápio. As mudanças devem ocorrer a partir do próximo ano, e já estão dando certo em outras prefeituras.

A preocupação que predominou nas diversas palestras foi o relativo ao aumento da obesidade entre crianças e jovens, entre outras doenças não transmissíveis.