Ética e Moral é tema de abertura da 1ª Semana da Educação, que teve início ontem

11/07/2013 00:00

Teve início na noite de ontem, 10/07, no Auditório do Centro Cultural e Educacional Dr. Renato Monfort a 1ª Semana da Educação realizada pela Secretaria da Educação de Quatá. Durante três dias, professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino participarão de oficinas, palestras e várias atividades que ocorrerão em horários e locais alternados.

Sob o comando do coordenador da 1ª Semana da Educação Ronaldo Garcia Almeida, o evento teve início com saudações, apresentações, composição da mesa, execução dos Hinos Nacional e de Quatá. Na sequência, Ronaldo passou a palavra para a secretária da educação e também coordenadora da semana Alexandra Paula Martins que trouxe seu agradecimento emocionado e disse estar feliz em poder realizar esse evento, o qual só foi possível por causa do trabalho em equipe. Em resposta, a secretária recebeu dos professores e funcionários homenagens com flores e músicas entoadas por Guilherme Miranda e Gabriel Averoldi, que abrilhantaram a noite com algumas apresentações.

O evento contou com a ilustre presença da prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, e que em poucas e sábias palavras disse apoiar a semana por se tratar de educação, algo fundamental e essencial na vida do ser humano. A mesa esteve composta ainda pela vice prefeito José Fernandes de Albuquerque, presidente da câmara Amarildo de Almeida, coordenadoras e diretoras. O secretário da cultura Gustavo Pilizari também marcou presença, assim como o vereador Elton Masi.

O palestrante Mestrado na Área de Educação, Especialização pela Gestão Escolar, Supervisão e Especialização em Com. Política Rafael Gabriel de O. Júnior abriu a semana com o tema Ética e Moral, que segundo Júnior "ética é a arte da convivência, e diz respeito ao costume e aos hábitos dos homens", diz o palestrante, que prendeu a atenção dos presentes com uma mensagem descontraída dentro da realidade dos educadores. Quanto a Moral, de acordo com Júnior, trata-se de "uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual", explica o palestrante.

As atividades continuam nesta quinta-feira com a palestra Ética e Moral , voltada para Funcionários da Secretaria de Educação e Estagiários, que ocorrerá às 8h, no Auditório do Centro Cultural e Educacional Dr. Renato Monfort, com o palestrante: Rafael Gabriel de O. Júnior. À tarde o tema será: Brincando, Jogando e Aprendendo por Meio da Interdisciplinaridade, com Anderson dos Santos Carvalho, às 13h, no Auditório do Centro Cultural e Educacional Dr. Renato Monfort, para o público alvo de Professores do Ensino Fundamental. Rodas e Brinquedos Cantado, com Adolfo Tiago Ferreira Lima, às 13h, na EMEIEF Luiz Gagliardi, para Estagiários e Monitores de Transporte. A noite ocorrerão as palestras: Corpo e Movimento com Bebês, com Anderson dos Santos  Carvalho, às 19h, na EMEIEF Ângela Maria P.  Garcia, para Professores Ed. Infantil, Berçaristas e Monitores T1 e Corpo e Movimento com Bebês, com Adolfo  Tiago Ferreira Lima, às 19h, na EMEIEF Luiz Gagliardi, para Professores Ed. Infantil, Berçaristas e Monitores T2.

Na sexta-feira e último dia de evento ocorrerão quatro palestras: Competência Leitoras, por Carmen Silvia P. C. da Fonseca, às 8h, no Auditório do Centro Cultural e Educacional Dr. Renato Monfort, para    Professores de Ed. Infantil e Ensino Fundamental T1. Educação Física na Escola Sem Materiais, com Anderson dos Santos Carvalho e Adolfo Tiago Ferreira Lima, às 8h, na EMEIEF Luiz Gagliardi, para Professores de Educação Física. Palestrantes. À tarde Competência Leitoras, ministrada por Carmen Silvia P. C. da Fonseca, às 13h, no Auditório do Centro Cultural e Educacional Dr. Renato Monfort, para Professores de Ed. Infantil e Ensino Fundamental T2, e o encerramento ocorrerá  às 19h, no Auditório do Centro Cultural e Educacional Dr. Renato Monfort com o tema Primeiros Socorros: E ai, o que fazer?, com Marco Antônio Rodrigues para Berçaristas, Monitores, Estagiários e Inspetores.

A 1ª Semana da Educação é uma realização da  Secretaria Municipal de Educação com total apoio Prefeitura Municipal de Quatá.