Fonoaudióloga da Educação ministra palestra para profissionais da Rede Municipal

21/02/2014 00:00

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Quatá que trabalham nas Creches Mary e Orísia, sendo diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras, berçaristas, monitoras, professoras e cuidadoras participaram dia 13 de fevereiro, de uma palestra sobre "Fonoaudiologia Escolar", realizada  no Auditório da Secretaria de Educação, ministrada pela fonoaudióloga Luziene Pazian Valejo.

O tema central da palestra e um dos principais assuntos tratados foram sobre os cuidados com os bebês, quanto à maneira adequada de oferecer os alimentos sólidos e líquidos, e os aspectos relacionados à prevenção, detecção e tratamento das alterações de fala, voz, mastigação, deglutição, respiração e escrita.

A palestrante enfatizou-se também o tema "gagueira", que corresponde a uma patologia fonoaudióloga e necessita de intervenção precoce e acompanhamento familiar.

Segundo Luziene "é fundamental Identificar o quanto antes alterações no desenvolvimento da  comunicação oral e escrita, cabendo ao fonoaudiólogo educacional realizar os devidos encaminhamentos, assim como orientar a equipe escolar no sentido dos ajustes que devem ser feitos  a fim de adequar as propostas pedagógicas às necessidades dos alunos, buscando condições mais propícias de aprendizagem", explica a fonoaudióloga.

Vale ressaltar a grande importância da presença desse profissional na escola para que possa detectar, o mais cedo possível, juntamente com a equipe escolar,  as dificuldades na linguagem escrita e oral.