Escolas da Rede Municipal de Quatá desenvolvem atividades sobre Educação Alimentar

10/06/2014 00:00

O prazer de comer bem! Professoras e equipe gestora das Escolas Municipais de Quatá desenvolveram, na segunda quinzena de maio, atividades de educação nutricional com os alunos de 1º ao 5º ano.  As crianças receberam orientações que foram pautadas no tema: “A escolha de consumir a alimentação escolar ao invés de consumir na cantina ou levar lanche de casa”.

As Coordenadoras Pedagógicas de cada unidade escolar, orientadas e auxiliadas pela coordenadora pedagógica Andréia Renata Caetano F. Pires, promoveram juntamente com suas professoras, atividades de orientação com: slides para discussão - “O que é uma alimentação saudável”; vídeo educativo - “É só você provar (Nutriamigos)" com conteúdo explicativo dos grupos de alimentos e suas funções; apresentação da pirâmide alimentar; documentário - “Muito além do peso”, que mostra as quantidades de açúcar e gordura presentes em alguns alimentos associados com uma alimentação NÃO saudável, explicando os perigos para a saúde do consumo em excesso e finalizando, cada turma montou um cartaz com o tema: “Alimentos Saudáveis”, para serem afixados nas escolas.

Vale ressaltar que as Escolas Municipais já possuem acompanhamento nutricional com a nutricionista Vivian Acorse Francischetti Yuki, onde a merenda escolar é balanceada e bastante nutritiva (Arroz, feijão, carne, legumes, verduras e frutas).

De acordo com o registro das professoras, o trabalho desenvolvido contribuiu ainda mais para os alunos que ainda não consumiam a merenda escolar pudessem mudar seus hábitos e ter consciência da importância para sua saúde.

Segundo a professora Daniele da Silva Medeiros, "na Escola Dr. Luiz Gagliardi os alunos já estão acostumados com essa realidade vivenciada na escola e as informações foram muito úteis para informá-los dos benefícios que uma alimentação saudável é capaz de atuar em sua vida", relata a professora.

"Na Escola Angela Maria Pellini Garcia - Gi, em relação à merenda escolar, os alunos procuraram dar mais importância às frutas, pois além de serem saborosas são ricas em vitaminas, pode-se dizer que já há abertura para a conscientização de uma alimentação rica em nutrientes e saudáveis para o corpo”, comenta a professora Márcia Evangelista Almeida Silvério. Para a professora Elisângela Vilela de Rezende Lasch, da Escola Ozira de Arruda Mendes “Algumas crianças começaram a comer frutas e verduras após compreenderem a importância das mesmas", finaliza.

A Secretaria Municipal de Educação mais uma vez agradece e parabeniza a equipe das Escolas Municipais pelo excelente trabalho desenvolvido com seus alunos.