Professoras da Rede Municipal de Ensino apresentam 1º Seminário Municipal de Boas Práticas

03/10/2014 00:00

As docentes trouxeram trabalhos realizados em sala de aula,

referente ao Programa Ler e Escrever

A Secretaria de Educação do Município de Quatá realizou dia 01/10, na Escola Profª Ângela Maria Pellini Garcia - "Gi ", o 1º Seminário Municipal de Boas Práticas - referente ao Programa Ler e Escrever.

O Seminário esteve sob a responsabilidade da  Coordenadora da Secretaria de Educação Andréia Renata Caetano Ferreira Pires, que trouxe uma breve explicação do que é um seminário; como se organiza; e o público alvo.

Com o objetivo de refletir sobre um determinado conteúdo e compartilhar práticas, o Seminário foi apresentado para professores do Ensino Fundamental e equipe gestora, em forma de Exposição oral de trabalhos planejados e organizados previamente; slides, fotos e vídeos.

Segundo a Coordenadora da Educação, a participação do professor em um seminário é de extrema importância, pois, "o processo formativo valoriza a prática docente; constrói conhecimentos; facilita a troca de experiências; teoriza prática;  e ajuda a assumir a palavra publicamente," explica Andréia Renata.

Com o tema: "Sequência didática - clássicos da literatura infantil", Aliete Aparecida Bispo da Silva, professora do 2º Ano A, da EMEIEF Luiz Gagliardi, abriu o Seminário. A professora explicou a forma com que alfabetiza, utilizando como base as histórias infantis e trabalhando com os personagens.

"O Universo ao meu redor", foi o tema abordado por Ana Cláudia Moro, professora do 5º Ano A, da EMEIEF Profª Angela Maria Pellini Garcia -  "Gi". Por meio da educação escolar, Ana Cláudia destacou a importância em preservar o meio ambiente e trouxe informações sobre sustentabilidade.

E as professoras da EMEIE Ozira de Arruda Mendes,Roberta Marcello, do 5º Ano A e Kelly Godoy, do 5º Ano C, finalizaram com o tema: "Uma lenda, Duas lendas, Tantas Lendas...", o qual aborda os diversos tipos de lendas, e não apenas as conhecidas, mas aquelas que são tradicionais em outras regiões.

"As apresentações foram surpreendentes, e os Projetos desenvolvidos pelas professoras foram muito criativos. Elas foram incríveis!", comenta surpresa a Secretária da Educação Alexandra Paula Martins. "A experiência foi um aprendizado, e esse será o primeiro de outros seminários, pois precisamos mostrar o potencial e a qualidade que as professoras da Rede Municipal de Ensino tem, e muitas vezes não são apresentados. Essa é uma maneira de conhecer o trabalho desenvolvido em sala de aula", finaliza Alexandra, que parabeniza todas pelas ótimas apresentações.

Ao final, as professoras responderam aos questionamentos, e em seguida foram homenageadas com flores.