Sociedade participa de reunião para elaboração do Plano Municipal de Educação

20/03/2015 00:00

A Secretaria de Educação promoveu dia 18/03, no Auditório, a 1ª Reunião para elaboração do Plano Municipal de Educação, que é um documento que estabelece metas para a educação no município no período de dez anos.

A reunião, organizada pela Secretária da Educação Alexandra Paula Martins, contou com a presença da Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, e participação de representantes das Escolas Estaduais e Municipais, Associações de Pais e Mestres, Conselho Municipal de Educação, Conselho FUNDEB, Técnicos da Educação, Conselho de Alimentação Escolar, Sociedade Civil, Conselho Tutelar, Secretaria de Promoção Social, Saúde, Cultura e OAB.

Para Alexandra, "esse foi o momento dedicado a conscientização de todos os envolvidos na necessidade de um trabalho responsável para o processo de elaboração do PME, onde puderam tomar ciência daquilo que estava sendo passado, da real importância de uma boa elaboração do Plano, através de um planejamento conjunto que garantirá a efetivação das diretrizes e ações planejadas", diz a Secretária.

O Plano Municipal de Educação contém 20 metas e estratégias para a evolução da Educação nesse período, seguindo as diretrizes do Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado em junho de 2014 pelo Governo Federal.

Aborda todo o atendimento educacional das redes municipais, estaduais, federais e de instituições privadas que atuam em diferentes níveis e modalidades da educação: das creches às universidades.

"O desafio para os municípios é elaborar um plano que guarde consonância com o Plano Nacional de Educação e, ao mesmo tempo, garanta sua identidade e autonomia”, comenta Alexandra.

O Plano, desta forma, é o principal instrumento da política pública educacional, pois oferece as reais garantias de que as recomendações e metas de melhorias sejam rigorosamente acatadas e cumpridas.

A participação da sociedade na elaboração do PME, amplia o processo de tomada da mesma, entendendo que a democracia não se dá apenas nas eleições, mas também na construção das bases orientadoras da política, na definição de prioridades e controle social de sua implementação.