2ª REUNIÃO SOBRE PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

15/04/2015 00:00

      A Secretaria de Educação realizou, na data de 08 de Abril, em seu auditório, a 2º Reunião do Plano Municipal de Educação. As falas iniciais foram da secretária de Educação, Alexandra Paula Martins, que agradeceu a presença de todos e falou da real importância da elaboração do Plano Municipal de Educação, que o mesmo deve estar de acordo com o artigo 8º da Lei nº 13.005/2014, que fixa o PNE, e determina que: “Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 01 (um) ano contado da publicação desta Lei, sendo até 24 de Junho”. Em seguida, Alexandra realizou a leitura da seguinte frase: “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. (Cora Coralina).

 

     O PME é uma política educacional, um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo, com dez anos de duração e institucionalizado por meio de Lei Municipal, articulada a uma legislação estadual e nacional.

 

     Os participantes foram divididos em grupos e receberam as metas de acordo com a área de atuação do participante. Através do diálogo entre os membros dos grupos, foram levantadas estratégias que pudessem auxiliar a equipe a alcançar as metas, no prazo determinado por Lei. Houve debates, discussões, troca de informações e leituras. Ao final, os grupos socializaram suas respostas. Em um segundo momento as estratégias elaboradas serão digitadas e assim esquematizado o esqueleto do Plano Municipal de Educação; sendo ainda necessária outra reunião para leitura e se necessário, alterações das estratégias levantadas.  O principal objetivo desta reunião foi refletir, sugerir e complementar as metas e estratégias à luz do PNE e de diagnósticos.            

 

     Este encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a secretária “o Plano Municipal não é meramente um projeto ou soma de projetos da educação escolar da rede municipal. O PME engloba ações de todas as esferas administrativas atuantes no município: a rede estadual de ensino. E as escolas privadas, apesar de serem de livre iniciativa, devem colaborar e se submeter às regras e leis públicas, inclusive à Lei em que se converterá o PME. Por isso, são convidadas a participar do processo. Assim, espera-se que, pelo PME, seja instaurada uma cultura de planejamento democrático, científico e sistêmico, que envolva todos os cidadãos em realizações pessoais e comuns cada vez mais qualificadas”.