Leitura da redação do Plano Municipal de Educação

17/06/2015 00:00

A Secretaria Municipal de Educação realizou dia 12/06, no Auditório da Educação, a leitura da redação do Plano Municipal de Educação - PME, para apreciação de todos. O documento começou a ser elaborado no início de 2015, e contou com a presença e participação da comunidade em reuniões. A elaboração surgiu também por meio de consulta pública, realizada com a disponibilidade de caixas para coleta de sugestões, disponibilizadas no comércio, nos bancos e na Prefeitura Municipal.

Docentes, pais e/ou responsáveis pelos alunos da Rede Municipal de Ensino também participaram da consulta pública realizada nas unidades escolares, e puderam dar sugestões de melhoria da Educação Municipal para os próximos 10 anos. Todas as sugestões foram utilizadas para a elaboração das ações que serão tomadas frente as metas estipuladas pelo governo.

Segundo a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, para se ter uma educação de qualidade, é preciso trabalhar com realidade. “Espero que possamos conseguir fazer o melhor, mas com os pés no chão, sem utopias, usando as tensões e angústias, os desencontros, as carências, a insegurança e o medo, como motivos impulsionadores dessa luta de todos nós por uma educação de qualidade”, diz Luciana.

O Plano Municipal de Educação está integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação - PNE, porém mais integrado ainda à realidade, à vocação, às políticas públicas do município e sua proposta de desenvolvimento em determinar as metas e estratégias de suas ações na educação escolar.