Nos dias 03, 04/09 ocorreu o Ciclo de Formação, no Auditório da Secretaria de Educação, para os docentes titulares de cargos e temporários, e teve como tema “A escola e o profissional educador no século XXI: entre desafios e perspectivas”, com a Pedagoga Elizabeth Hernandes de Oliveira.
Os encontros foram realizados em cumprimento a Meta 17 do Plano Municipal de Educação e contou com a presença da Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, que trouxe algumas palavras, destacando a importância em investir na formação dos docentes. A Secretária de Educação Vilma Salmeron participou do encontro.
Esteve em pauta também a Progressão Funcional pela Via não Acadêmica dos Professores titulares de cargos, prevista na Lei Complementar nº 2.477 de 19 de agosto de 2009, em seu artigo 49 que diz: “A mudança de um nível a outro, denominada progressão horizontal, terá o interstício de 5 (cinco) anos, desde que o docente atinja a pontuação mínima exigida na avaliação de desempenho, e corresponderá a um aumento de 5% (cinco por cento) nos seus vencimentos”.
De acordo com o Art. 50: a evolução funcional pela via não acadêmica ocorrerá com observância aos fatores: I – atualização e aperfeiçoamento; II – assiduidade na regência de classe ou turma; III – assiduidade no Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC); IV – produção profissional e para validar o interstício dos professores, foi criado uma Comissão de Gestão de Carreira, onde terá como representante, diretores, coordenadores, professores e escriturários, de acordo com o decreto nº 2.690 de 17/05/2010. Todos os documentos que comprovam a progressão está no prontuário do professor.
As reuniões para o próximo Ciclo de Formação serão realizadas nos dias 17 e 18 de setembro e nos dias 01 e 02 de outubro de 2015, das 7h as 11h ou das 17h30m as 21h30m, no Auditório da Secretaria de Educação.