Educação promove Seminário Municipal do PNAIC

01/12/2015 00:00

A Secretaria de Educação promoveu em seu Auditório, dia 30 de novembro, o Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o qual resulta de um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal em assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

A solenidade de abertura foi iniciada pela Orientadora de Estudos Nilcéia Rodrigues Cardozo e a Coordenadora Local Andréia Renata C. Ferreira Pires que deram as boas–vindas aos presentes. Em seguida, a Prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca enfatizou a importância do PNAIC e da participação e compromisso dos educadores.

O seminário teve como objetivo compartilhar experiências e possibilidades desenvolvidas pelos professores durante o ano letivo e oportunizar um espaço de colaboração e reflexão sobre as diferentes práticas apresentadas pelas docentes permitindo a (re) construção de um novo olhar.

As apresentações de Boas Práticas foram divididas em 07 grupos, sendo: Grupo I: “Folclore – Resgatando culturas”, apresentado por Claudia Maria Bigeschi Almeida e Silvia Aparecida de S. Lopes; Grupo II: “Cultura Afro-brasileira”, por Adriana Aparecida Casaca e Daniela Pereira dos Santos; Grupo III: “Somos Iguais”, por Elisangela Lasch e Patrícia Paião; Grupo IV: “Brincadeiras tradicionais”, por Renata da Silva Jorge, Ana Lúcia Cardoso e Sandra da Cruz Figueiredo; Grupo V: “Cantigas de Roda”, por Priscila Pellini e Ana Laura P. Pagianotto; Grupo VI: “Brincadeiras tradicionais”, por Adriana Pinto Morgado e Sueli Lopes, e por fim, Grupo VII: “Sistema Monetário”, apresentado por Maria de Lourdes T. da Silva e Sonia Maria Gil.

Finalizando o Seminário, a equipe de formação parabenizou as professoras, que são as principais responsáveis pelos resultados obtidos junto aos alunos.