Alunos dos 2º anos da Rede Municipal de Quatá realizam ?Provinha Brasil?

01/06/2016 00:00

Entre os dias 26 e 28 de abril os alunos dos 2º anos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino de Quatá realizaram a Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil que é uma avaliação diagnóstica, que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática.

Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso, que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

Composta pelos testes de Língua Portuguesa (Leitura) e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.

As aplicações foram realizadas pela Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Andréia Renata C. F. Pires e pelas Coordenadoras de cada unidade escolar: Fernanda V. Boas dos Anjos, da EMEIEF Profª Angela Maria Pellini Garcia “Gi”; Nilma Vicentino Plácido, da EMEIEF Luiz Gagliardi, e Daniele de Medeiros da EMEIEF Profª Ozira de Arruda Mendes.

A Provinha Brasil é elaborada e distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das unidades federadas. Ressalte-se que a data de aplicação da Provinha Brasil segue sendo uma decisão de cada rede de ensino.

Dentre os alunos que realizaram as provinhas, tivemos aqueles que gabaritaram as mesmas, sendo eles:

EMEIEF Profª Angela Maria Pellini Garcia “Gi, em leitura os alunos: Felipe Nascimento Feitosa, Maria Clara dos Santos Fiais, Maria Vitória Fiais e Júlia Silva Almeida; em matemática os alunos: Gabriel Henrique Pretelli, Arthur Eduardo de Lima Lemes, Vinícius Venâncio da Silva Campos, Pietro Henrique D’ Aurélio Cincinato, Felipe Nascimento Feitosa, Maria Vitória Fiais, Júlia Silva Almeida, Davi Lucas dos Santos Fornaro e Nicolas Zanute Oliveira,

EMEIEF Luiz Gagliardi, em leitura as alunas: Kamille Merlo Vieira da Silva e Manoella de Giusti Plácido e em matemática Manoella de Giusti Plácido.

EMEIEF Profª Ozira de Arruda Mendes, em leitura os alunos: Ana Clara de Oliveira, Eliane Conceição dos Santos, Kemely Guimarães Pola, Paulo Henrique Gonçalves Mota, Peterson Adelmo Gomes dos Santos e Sara Esther Vasconcelos dos Santos;  em matemática os alunos: Luis Fernando dos Santos Lima, Suzani Aparecida da Silva, Geovana Eduarda Eleutério e Maria Vitória dos Santos Henrique.