Corpo Docente das Escolas Municipais de Quatá participam do Dia D de discussão da BNCC

08/03/2018 00:00

Durante o horário de Trabalho Pedagógico Coletivo do HTPC, os docentes das Escolas Municipais: EMEIEF Angela Maria Pelini Garcia “Gi”, EMEIEF Prof.ª Osira de Arruda Mendes e EMEIEF Luiz Gagliardi e realizaram dia 05/03 o estudo da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sendo  este intitulado “DIA D” Dia Nacional de Discussão  BNCC. As Creches EMEI Orísia da Silva e EMEI Mary Helena Talon Andréa também participaram do estudo.

A BNCC é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. A BNCC está prevista na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação. Sendo prevista em Lei, o documento deve ser obrigatoriamente observado na elaboração e implementação de currículos das Redes Públicas, Privadas, Urbanas e Rurais.

Ao determinar com clareza o que os alunos têm direito de aprender, a BNCC poderá ajudar a melhorar a qualidade do ensino em todo o Brasil. Como referência comum para todos os sistemas de ensino, a BNCC contribui para promover a equidade.

Compreender a BNCC é fundamental para que as redes  (re) elaborem os currículos, as escolas adequem seus PPPs e os professores construam os planos de aula se adequando a essas novas diretrizes da educação.

As Diretoras e Coordenadoras da Rede Municipal de Ensino de Quatá agradecem a participação efetiva de todos os envolvidos com a educação, o que futuramente culminará numa educação que contemple a inserção plena de todos os indivíduos.