Alunos das Escolas Municipais participam de Eleição do Grêmio Estudantil 2018

13/04/2018 00:00

Para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Quatá tenham vivência democrática, a Secretaria de Educação realizou por meio das Escolas Municipais as eleições para estabelecer o Grêmio Estudantil.

Na EMEIEF Osira de Arruda Mendes a campanha ocorreu de 19 a 23 de março. Os alunos visitaram todas as salas de aula para apresentar, com no máximo 5 minutos cada, as chapas: Menor Idade, Maior Responsabilidade (Amarelo) e A União Faz a Força (Verde). A eleição foi realizada dia 05/04 com a participação de 262 alunos que votaram, e o resultado foi de: 175 votos para A União Faz a Força, que venceu com quase cem votos de diferença, e 76 votos para Menor Idade, Maior Responsabilidade. A votação teve ainda 06 votos brancos e 05 votos nulos. A posse do Grêmio Estudantil da Osira ocorreu dia 09/04.

As campanhas na EMEIEF. Luiz Gagliardi foram realizadas junto aos alunos de todas as salas de aula no período de 02 a 04/04. Os estudantes concorreram com duas chapas, sendo a Unidos Somos Mais e Escola Melhor. A eleição foi efetuada no dia 05/04 e em seguida foram apurados os votos. O resultado da eleição no Gagliardi foi: 38 votos para Unidos Somos Mais e 97 votos para Escola Melhor  que conquistou a vitória.

A EMEIEF Professora Angela Maria Pellini Garcia -  “Gi” promoveu dia 23/03 uma Assembleia Geral onde foi explicado aos alunos o que é Grêmio e seu objetivo. Os candidatos interessados fizeram as inscrições no período de  23/03 a 28/03 e a campanha foi realizada nos dias 02 e 03/04. Na Escola Gi A eleição ocorreu dia 06/04 com a apuração no mesmo dia. A Chapa # Teen Grêmio sagrou-se campeã com 172 votos e tomou posse dia 10/04.

GRÊMIO ESTUDANTIL

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos. É o órgão máximo de representação dos estudantes da escola, e que representa o interesse dos mesmos. Com fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais, seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão e defesa de seus direitos, interesses e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade, exercendo na prática a ética e cidadania.

As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.