A Secretaria de Educação promoveu na EMEIEF Luiz Gagliardi, dia 21 de Maio, o Seminário Municipal, finalizando a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o qual contou com a participação dos Professores das Escolas Municipais da Educação Infantil – Pré I e Pré I e Coordenadores das Escolas e Creches Municipais.
A abertura foi iniciada pela Secretária de Educação Denise Maria Roncada Polon que enfatizou a importância do PNAIC e da participação e compromisso dos educadores. Em seguida a Secretária passou a palavra para a Assessora Pedagógica de Educação Especial e Infantil Maria Aparecida Maricato Botelho, responsável pelo Programa.
O PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
O PNAIC tem como principal objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores e coordenadores pedagógicos das Redes Públicas de Ensino que aderiram ao programa, por meio da oferta de formação continuada a esses profissionais para a consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e matemática de seus alunos.
A UFSCar e UNESP reconhecem que o processo de educação da criança tem início na Educação Infantil, na qual ela tem o direito de aprender as linguagens necessárias para o conhecimento do mundo. Nesse contexto, as formações da edição 2017/18 do PNAIC visam promover um trabalho de construção das linguagens oral e escrita que possibilite às crianças estabelecer relações no seu cotidiano.
Os objetivos Específicos da Formação da edição PNAIC/UNESP 2017/18 para Educação Infantil são:
â Promover o diálogo formativo sobre a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil;
â Aprofundar a compreensão sobre os documentos curriculares nacionais que norteiam a Educação Infantil;
â Dialogar sobre o papel do currículo e da avaliação na Educação Infantil;
â Explorar a oralidade, escrita e matemática na Educação Infantil;
â Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem da criança em relação às linguagens oral e escrita na Educação Infantil.