Alunos das Escolas Municipais participam de Eleição do Grêmio Estudantil 2019

08/04/2019 00:00

Como parte do calendário escolar, a Secretaria de Educação de Quatá realizou, por meio das Escolas Municipais, as eleições para estabelecer o Grêmio Estudantil. A atividade ocorre todos os anos (no final do mês de Março e início do mês de Abril), para que os estudantes da Rede Municipal de Ensino tenham vivência democrática, e os estudantes se abrem para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade. Segundo a diretora Maria Luzia de Figueiredo, na EMEIEF Osira de Arruda Mendes a Eleição aconteceu em várias etapas, com o cronograma: “formação das chapas; formação dos alunos representantes – fiscais (2 de cada sala do Ensino Fundamental); campanha (propostas dos alunos em cartazes e visitas em todas as salas apresentando os membros de cada chapa); eleição; e a apuração dos votos”, explica Luzia. E as chapas participantes foram: “Juntos faremos a diferença” (vermelho), que venceu com 151 votos, e a chapa “O futuro é agora” (azul), que conseguiu 81 votos. Foi registrado ainda 01 voto em branco. A chapa vencedora teve como presidente a aluna Ana Clara de Oliveira Gonçalves (5ºB); presidente suplente: João Guilherme da Silva Martinelli (5ºA); secretária: Maria Vitória dos Santos Henrique (5ºB); secretária suplente: Letícia Vitória Alves da Silva (5ºA); diretora social e de comunicação: Geovana Eduarda Eleotério (5ºB); diretora social e de comunicação suplente: Ana Beatriza da Silva (5ºA); diretor cultural e de esportes: Antony Pietro Santhana de Souza (5ºB); diretor cultural e de esportes suplente: (5ºB) Kauan Felipe Vieira de Sousa. A Diretora disse ainda que na Osira “a posse do Grêmio foi realizada no momento cívico com a execução do Hino Nacional e Hino a Quatá, com a fala da presidente Ana Clara de Oliveira Gonçalves, e finalizada com as assinaturas de cada membro da chapa vencedora”, finaliza Luzia. ESCOLA LUIZ GAGLIARDI As campanhas na EMEIEF. Luiz Gagliardi foram realizadas junto aos alunos de todas as salas de aula e os estudantes concorreram com duas chapas, sendo a “Unidos Somos Mais” e “Escola Melhor”. A diretora Nilma Vicentino Plácido informou que “os votos no Gagliardi foram apurados logo após a eleição, com o seguinte resultado: 38 votos para “Unidos Somos Mais e 97 votos para “Escola Melhor”. A chapa vencedora teve como presidente: Ana Beatriz da Silva Santos (5ºB); presidente suplente: Pietro de Souza Grajanim (4ºB); secretária: Alessandra Souza dos Santos (5ºA); secretário suplente: Juliano da Silva Pessoa (5ºA); diretor social e de comunicação: João Guilherme Silva Giro dos Santos (5ºA); diretora social e de comunicação suplente: Ana Carolina Silva Vieira (5ºB); diretora cultural e de esportes: Kamilly Vitória de Moraes Merci (5ºB); diretor cultural e de esportes suplente: Vinícius de Paula Gomes (4ºB). No Gagliardi a posse do Grêmio também foi encerrada com o momento cívico, e na ocasião, a diretora Nilma encerrou parabenizando os alunos que participaram e os alunos que venceram. ESCOLA GI A EMEIEF Professora Angela Maria Pellini Garcia - “Gi” foi a Escola que concorreu com 3 chapas, as quais foram formadas por alunos do 4º e 5º dos dois períodos, sendo a chapa 1 “GT Contentes” (Gatos Contentes), vencedora com 175 votos; chapa 2 “Todos pela Escola”, com 75 votos; e chapa 3 “Unidos somos mais”, que também teve 75 votos. Durante o momento cívico da posse, a diretora Fernanda Vilas Boas Anjos agradeceu a todos os alunos participantes, e parabenizou a chapa vencedora. “A posse foi o resultado do exercício da democracia praticado desde cedo no espaço escolar, disse Fernanda, que enfatizou ainda importância da participação do Grêmio Estudantil nas atividades escolares. A presidente da chapa “GT Contentes” fez o juramento e em seguida todo os integrantes da chapa vencedora receberam um Certificado de Posse. São eles: presidente – Arthur Eduardo de Lima Lemes (5ºA); presidente suplente: Nathalie Gabriely da Silva Vilela (5ºC); secretária: Karoline Vitória de Albuquerque Gomes (5ºA); secretário suplente: André Lucas da Silva (5ºC); diretor social e de comunicação: Gabriel Felipe Godoy Silva (5ºA); diretora social e de comunicação suplente: Rebeca dos Santos Henrique (4ºB); diretor cultural e de esportes: Luiz Gabriel Castro (5ºA); diretor cultural e de esportes suplente: Rafael Soares Gomes (4ºB). GRÊMIO ESTUDANTIL O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos. É o órgão máximo de representação dos estudantes da escola, e que representa o interesse dos mesmos. Com fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais, seu maior objetivo é unir e movimentar os estudantes para a discussão e defesa de seus direitos, interesses e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade, exercendo na prática a ética e cidadania. As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.