Por Assessoria de Imprensa
18/02/2025 09:58A Secretaria de Educação de Quatá deu início ao ano letivo com formação de educadores em robótica educacional, preparando-os para implementar as atividades do programa. A capacitação realizada nos dias 03 e 04 de fevereiro, em dois períodos, reuniu duas turmas das escolas E.M.E.I.E.F Profª Angela Maria Pellini Garcia e E.M.E.I.E.F Profª Osira de Arruda Mendes, totalizando 44 servidores da educação, incluindo gestores, professores de informática e estagiários.
Este ano, as aulas de robótica educacional acontecem para os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. As aulas têm como objetivo estimular o pensamento computacional e ensinar habilidades essenciais para o desenvolvimento humano e tecnológico. Utilizando metodologias ativas e kits educacionais da LEGO® Education, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma interativa e criativa.
"As nossas crianças são todas tecnológicas, então não tem como a gente tirar isso deles, né? Então, agora a gente tem que saber como fazer tudo isso. É isso que a gente está aprendendo hoje", comentou a professora Selma Aparecida de Figueiredo. "Eu tenho certeza de que os alunos vão evoluir com essa aprendizagem que é uma coisa diferente; eu achei excelente o trabalho com a robótica", ressaltou a professora Gabriela Caroni Averoldi. "Nós estamos vivendo uma evolução grande no mundo e nós temos que trazer para a educação essa evolução", completou.
A "Cultura Maker" é uma das principais metodologias aplicadas, na qual os estudantes constroem robôs e atribuem diferentes funções para realizar tarefas práticas. O modelo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) também será incorporado, permitindo a interdisciplinaridade das aulas. A combinação dessas metodologias favorece o desenvolvimento do pensamento computacional, além de habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem. Como parte do plano de desenvolvimento, os educadores participam da formação abrangente, que os prepara para conduzir as aulas de robótica de forma eficaz. O projeto conta ainda com a orientação de especialistas em robótica, que acompanharão os professores ao longo de todo o ano letivo.
Fonte: Educação