Quataense participa de curso em Brasília

06/08/2012 00:00

         A ANDE BRASIL: Associação Nacional de Equoterapia realizou o 26º Curso de Formação para Equitador entre os dias 16 e 28 de julho, com duração de 84 horas, na Granja do Torto, em Brasília; o professor Celso Alves Januário fez o curso totalmente custeado pela Prefeitura Municipal de Quatá, que desenvolverá o projeto para criação, no município, de um centro de equoterapia - método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação - buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais (crianças agressivas, adultos com stress, depressão e terceira idade).

       Os principais resultados são: melhoria da qualidade de vida, melhora no equilíbrio, aumento da autoestima e autoconfiança, formação de novos vínculos afetivos, estimulação da linguagem gestual e oral, aquisição de novas habilidades psicomotoras, maior autonomia, controle emocional, melhora na autodisciplina e melhora da competência cognitiva.

       A ANDE BRASIL realiza cursos para a formação e aperfeiçoamento de pessoal técnico e especializado, a fim de atuar em centros de equoterapia no Brasil e Exterior. Para a formação de um centro é preciso de uma equipe mínima, multidisciplinar, formada por Equitador, Psicólogo e Fisioterapeuta, e aprovação da associação, que é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, com sede em Brasília – DF, tendo hoje 198 Centros de equoterapia distribuídos em quase todos os Estados Brasileiros.

         A associação supervisiona o centro e todo o tratamento dado ao animal, que precisa estar em processo de doma, sem vício, ser dócil, de boa índole, em bom estado de saúde, castrado, e deve receber cuidados do equitador. Na maioria das vezes, os cavalos são doados pela associação ou cedidos por donos de animais.