Lu Alckmin inaugura Polo Regional de Moda em Quatá

07/03/2012 00:00

O Polo Regional da Escola de Moda de Quatá foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira, 06/03, pela Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin.  O Polo de Quatá oferecerá o curso de corte, costura e modelagem para alunas da cidade e outros 51 municípios da região de Marília.

As aulas em Quatá começaram no dia 15 de fevereiro com a participação de 20 alunas matriculadas, que assistem às aulas as quartas e sextas-feiras, das 13h:30 às 16h30, e durante 3 meses estarão sob o comando das professoras Dulcinea de Carvalho Castro e Maria de Fátima da Cunha Diniz. Para as outras cidades as aulas terão início no dia 19 de março com a participação de 20 municípios.

“Depois de inauguramos os Polos de Guararapes e Guzolândia, na região de Araçatuba, estamos entregando hoje em Quatá, atendendo assim a região de Marília. A primeira dama já me contou que uma fábrica de jeans do Paraná montou uma filial na cidade e irá contratar as pessoas capacitadas aqui”, disse Lu Alckmin.

Para a implantação do projeto, o Fundo Social repassou um Kit Costura (10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro); conteúdo didático (mídia com o conteúdo das apostilas e moldes); suporte e orientação das assistentes sociais e repasse de R$ 21 mil para a aquisição de insumos (serão pagos em três parcelas, durante um ano e meio). Esse repasse é destinado exclusivamente para aquisição de fitas métricas, réguas, tesouras, agulhas, botões, linhas, colchetes e tecidos.

Padaria Artesanal e Brinquedoteca

Durante a vista da primeira dama, Lu Alckmin inaugurou também a nova sede do Fundo Social de Quatá, que contou com a presença das primeiras damas de várias cidades da região. A nova sede abriga todos os projetos sociais, inclusive a Padaria Artesanal e a Brinquedoteca.

“Fico muito feliz em saber que implantamos esses projetos a partir de 2001 e eles continuam uncionando. Reiniciamos a padaria artesanal em 2011, e começaremos agora a distribuir brinquedos para quês os fundos municipais retomem e/ou completem as Casas de Brinquedo que inauguramos há alguns anos”, lembrou a primeira dama.

O Prédio da Secretaria de Promoção Social foi construído através de uma emenda apresentada pelo deputado Mauro Bragato junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional. O deputado lamentou não poder estar presente por incompatibilidade de agenda.

Recepção

A tão esperada visitada da primeira dama em Quatá atraiu moradores da cidade, autoridades, presidentes de entidades e contou também com a presença do Grupo da Terceira Idade de Rancharia, Borá, João Ramalho e do próprio município. No momento da sua chegada, Lu Alckimin foi recepcionada pela Banda Municipal de Quatá.

Em um breve discurso emocionado, a presidente do Fuss de Quatá Daniela Pecchio agradeceu a oportunidade de trazer o Projeto para a cidade. “Estamos muito felizes em saber que entre tantos municípios Quatá foi contemplada com o Polo de Moda. Esse projeto contribuirá para geração de renda de muitas famílias”, discursou Daniela.

O prefeito Marcelo Pecchio ressaltou a importância de a cidade ter uma Secretaria que promova cursos e capacite às pessoas para que elas desenvolvam uma atividade que gere renda, e não apenas recebam ajuda da assistência. “O importante é você ensinar as pessoas trabalhar e não apenas fazer doações”, explicou Marcelo.

Em seguida, Lu Alckmin contou como surgiu a idéia de criar o Polo de Moda. “Em visita a periferia de São Paulo conversei com algumas senhoras que demonstraram interesse em exercer alguma atividade e não tinham a oportunidade, então pensei em criar um projeto onde as mulheres poderiam aprender a costurar e modelar. Contamos com três Escolas de Moda na capital, e agora começamos a implantar os Polos Regionais. Ao todo serão 56 unidades. Queremos transformar o Estado de São Paulo no maior Polo Regional de Costura do Brasil”, concluiu a presidente do Fussesp.

A cerimônia terminou com o descerramento da placa do Polo Regional da Escola de Moda, e a presidente do Fussesp foi presenteada pela primeira dama Deniela Pecchio e homenageada com uma placa de Hóspede Oficial entregue pelo prefeito Marcelo Pecchio.  De Quatá, Lu Alckmin seguiu para Presidente Bernardes onde inaugurou mais um Polo de Moda.