Secretário Rodrigo Garcia anuncia repasse de R$4,8 milhões para a região de Marília que serão destinados a programas sociais

18/02/2013 00:00

Prefeita Lu comparece ao evento e protocola pedidos para Quatá

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, assinou na tarde de sexta-feira (15/02), em Marília, termos de repasse do FEAS (Fundo Estadual de Assistência Social) para os fundos municipais de 70 cidades das regiões de Marília e Presidente Prudente.

Compareceram no evento, realizado no Alves Hotel, 57 prefeitos da região, entre eles a prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, que esteve acompanhada pela Secretária de Promoçao Social de Quatá Daniela Roberta Pellini Pécchio, e os deputados estaduais Mauro Bragato, Ed Thomas e Dilador Borges, o presidente da Câmara de Vereadores de Marília, Luiz Eduardo Nardi, vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho e o secretário municipal de Assistência Social, Hélio Benetti. O prefeito Vinícius Camarinha foi o anfitrião da cerimônia.

A assinatura do repasse garante investimentos de R$ 4,7 milhões para as 38 prefeituras da região de Marília. O recurso será suficiente para contribuir com 55,5 mil famílias. Já para região de Presidente Prudente serão repassados R$ 4,4 milhões para 32 prefeituras, o que beneficiará 40 mil famílias. De acordo com a prefeita Lu, os recursos repassados para Quatá serão destinados ao setor da Assistência Social, como os Projetos do Renda Cidadã, Ação Jovem, Piso Social Paulista, além dos repasses para as entidades do município: APAE, LEAIS e Centro Comunitário.

O secretário também assinou com as prefeituras o termo de adesão ao Programa São Paulo Amigo do Idoso que propicia investimento para o Centro Dia, que se trata de uma valorização da terceira idade e CCI (Centro de Convivência do Idoso), espaço utilizado por quem tem mais de 60 anos para acolhimento, proteção e convivência, o qual já existe em Quatá.

“Estes programas nesta área são de extrema importância, já que a expectativa de vida no país aumentou muito nos últimos anos, para se ter ideia no estado temos mais idosos que crianças de três anos. E com isso o que buscamos é que este público seja ativo e receba a atenção merecida”, lembra Garcia.

Durante o evento, o secretário também falou sobre os programas da área social do governo do Estado como Renda Cidadã, Ação Jovem e Viva Leite, programa este que a prefeita Lu aproveitou a solenidade para oficializar o pedido, junto ao secretário, para extensão do mesmo, tendo em vista a existência do grande número de idosos no município de Quatá que necessitam do uso diário de leite.

A prefeita assinou também, juntamente com o prefeito de Tupã Manoel Gaspar, a solicitação ao diretor do DER Clodoaldo Pelissioni, para a estadualização da estrada vicinal SPV – 052 que liga os municípios de Quatá e Tupã, considerando que a rodovia é de tráfego intenso e de veículos pesados. Portanto, a mesma deve ter uma atenção especial e ser de responsabilidade do Estado.

Garcia também apresentou o São Paulo Solidário que reúne três fases antes da entrega do cartão de transferência de renda. Entre as etapas está Busca Ativa, Retrato Social e Agenda da Família Paulista. E por fim, o secretário recebeu título de Visitante Ilustre e Hóspede Oficial de Marília.