O CRAS de Quatá conta com o atendimento de uma nova psicóloga. Tatiane de Oliveira Franciscate realizará atendimento psicossocial por meio de ações ou serviços oferecidos individualmente ou em grupos. O trabalho será desenvolvido também em prol da convivência e fortalecimento de vínculos com idosos e deficientes do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A psicóloga atenderá as terças-feiras, das 7h30m às 17h; as quartas, das 7h30m às 11h30m e sextas-feiras das 7h30m às 17h.
Atuação dos Psicólogos no CRAS
Os psicólogos que atuam no CRAS não trabalham sozinhos, normalmente eles tem o apoio dos assistentes sociais. Juntas, essas duas categorias trabalham preventivamente a promoção social dos indivíduos, com uma atuação mais próxima, acolhedora e compreensiva, promovendo a escuta e o acolhimento aos grupos.
O CRAS visa os problemas do coletivo, pois está instalado nas áreas de situação de risco, onde apresenta o maior número de vulnerabilidade social. O grande passo dos profissionais é descobrir as problemáticas da comunidade e trabalhar nelas para conseguir o bem estar coletivo daquela área na qual o CRAS atua e atende.
No CRAS são desenvolvidos oficinas que trabalham com as famílias; e oficinas de GTR (Geração trabalho e renda) para os adultos. As oficinas possuem acompanhamento psicossocial dos usuários, para que haja a emancipação social dos mesmos.