Palestra sobre fonoaudiologia orienta idosos para os cuidados no dia a dia
O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social promoveu, dia 25/03 no CCI, uma palestra em prol dos integrantes do Grupo de Convivência para idosos, a qual foi ministrada pela fonoaudióloga Andréa de Paula Lima Meneghetti e a estagiária de fonoaudiologia Valéria Caldeira.
As palestrantes discorreram sobre a importância da fonoaudiologia em orientar as pessoas, principalmente idosos, para que os mesmos desenvolvam de maneira correta as funções vitais e de sobrevivência, sendo elas: mastigação, deglutição, audição, fonação e respiração. Essas informações ajudam no dia a dia e contribuem para uma boa qualidade de vida do ser humano.
A fonoaudióloga alertou ainda sobre os cuidados com a alimentação, bebida e fumo, pois esses elementos interferem diretamente na voz. Outras doenças relacionadas à idade foram citadas, como o Parkinson e o Alzheimer, e os participantes receberam orientações de como a fonoaudiologia atua nestes casos.
Ao final, os idosos participaram de uma dinâmica do telefone sem fio. Segundo a fonoaudióloga, "essa atividade é uma forma lúdica, uma brincadeira, mas com técnica que pode se apontar alguns problemas de audição", explica Andréa, que também se colocou a disposição para realizar orientações aos integrantes do grupo e quando for necessário, realizará o exame de audiometria que avalia a audição.
No encerramento, a palestrante citou uma frase de Augusto Cury como forma de incentivo: “Se o tempo envelhecer o seu corpo, mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz”.