Alunas da cidade e do programa Renda Cidadã participam da terceira etapa do Projeto: Cozinha Alimento. As aulas serão realizadas até o mês de novembro, e ocorrem as terças, quartas e quintas, na cozinha piloto da Prefeitura, das 13h Às 16h. O Projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal de Quatá e Secretaria Estadual de Agricultura.
As aulas teóricas e práticas são ministradas pelas monitoras Ivonete Negrão e Lucilene Gomes de Andrade que trazem deliciosas receitas de pães, doces, salgados, bolos e tortas. Sempre que possível, ao final das aulas, as receitas são provadas e aprovadas pela prefeita Luciana Guimarães Alves Casaca, que comparece na cozinha para prestigiar as aulas. “É gratificante ver o empenho das alunas e a alegria que elas sentem, pois o curso melhora a autoestima e incentiva a produtividade, que contribui com a renda da família”, lembra Lu.
Durante as aulas, as monitoras orientam ainda para o combate de desperdício, adequando à manipulação dos alimentos, o aproveitamento de suas partes não convencionais e promovendo a geração de renda.
Projeto
A Aula Inaugural do Projeto: Cozinha Alimento ocorreu em Quatá em agosto de 2015. O programa tem por objetivo a instalação de cozinha piloto experimental para a capacitação da população, visando à difusão de novas técnicas de segurança alimentar, educação e conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas, por meio de cursos, palestras e treinamentos.
O Projeto Estadual Cozinha Alimento gerou para o Município de Quatá o investimento de 10 mil reais em equipamentos para cursos, sendo: 1 Forno Elétrico, 1 Forno a Gás semi industrial, 1 Fogão, 1 Geladeira, 1 Armário de 3 peças, 1 Mesa com 4 cadeiras, 2 Batedeiras, 3 Liquidificadores, 1 Micro-ondas, 1 Multiprocessador, 1 Espremedor de Frutas, 1 Balança Digital, 6 Panelas de Inox e Utensílios Domésticos.