Um novo poço tubular profundo está sendo perfurado no bairro Jardim Tropical e viabilizará melhorias no abastecimento de água para toda a população de Quatá; além do poço, está sendo construído reservatório de armazenamento de água, com capacidade para 500m³, uma casa de Bombas e tratamento de água. Junto a esses trabalhos, as redes distribuidoras de água, feitas em ferro fundido, localizadas no centro da cidade: Avenida Rui Barbosa, Rua General Marcondes Salgado, Rua Comendador José Giorgi e Rua Rodolfo Sebastião Giorgi e outros (18 quilômetros de rede) serão substituídas por tubulação de PVC. Toda obra mencionada terá investimentos de R$ 1.886.648,19 oriundos da FUNASA - Fundação Nacional da Saúde e contrapartida da Prefeitura Municipal de Quatá de R$ 58.349,94.
Pensando Consciente
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 mil litros de água por mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Água no Planeta:
Oceanos e mares - 97%
Geleiras inacessíveis - 2%
Rios, lagos e fontes subterrâneas - 1%
Você sabia que ao se utilizar 1 copo de água, são necessários pelo menos outros 2, de água potável, para lavá-lo?
Não tome banhos demorados. 15 minutos, com chuveiro elétrico equivalem a 140 litros de água.
Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. Você economizará de 11 a 79 litros de água.
Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês.
Um filete de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros de água por mês.
Utilize água com responsabilidade: você não vive sem ela!
A água é o principal constituinte das células humanas (cada célula é constituída por 70 a 85 % de água), e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no nosso corpo. A água permite a regulação da temperatura corporal, é responsável pela eliminação de toxinas (através da urina e do suor) e representa cerca de 95 % do plasma sanguíneo que transporta oxigénio e nutrientes até às células.
ALERTA CONTRA A DENGUE – A prevenção é a única arma contra a doença
Mantenha os quintais limpos. Pelo menos uma vez na semana eles devem ser vistoriados pelo próprio morador! A população precisa ter atenção redobrada, principalmente após as chuvas. Não deixem acumular água parada, pois a equipe de saúde tem a responsabilidade de vistoriar e orientar os moradores e não de realizar a limpeza do quintal.
Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATÁ
FUNASA
SABESP