Dia D 06/12: Campanha de Mobilização contra a Febre Chicungunha

03/12/2014 00:00

Dia 06 de dezembro será o Dia D contra a Febre Chicungunha. Os Agentes Comunitários e Agentes de Vetores percorrerão a cidade distribuindo panfletos com informações e orientações sobre os sintomas, prevenções, tratamentos e cuidados que as pessoas precisam ter para não contrair a Febre Chicungunha, transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a Dengue, o Aedes Aegypti.

TRANSMISSÃO

———————————————————–———

Þ O vírus causador da doença é o CHIKY, do gênero    alphavirus. A febre Chicungunha é uma doença viral parecida com a Dengue, transmitida pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, muito comuns nas áreas tropicais, como o Brasil.

Þ Em no máximo sete dias a contar do momento e que foi infectado, o mosquito começa a transmitir o CHIKY para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

Þ Épocas de calor e de chuva são mais propensas para o contágio, por serem o período de reprodução dos     mosquitos, que também picam durante o dia.

SINTOMAS

————————————————————–———

Þ Aparecem entre três a sete dias após a contaminação. Na fase aguda da Chicungunha, a febre é alta, aparece de     repente, e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dores nas articulações (poliartrite).

Þ A fase aguda passa após cerca de dez dias, mas as recaídas podem durar até mais de três meses.

 

Saiba mais: ao contrário do que acontece com a Dengue, não  existe uma forma hemorrágica da doença, e é raro surgirem   complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo. O diagnóstico depende de uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. Casos suspeitos de infecção pelo CHIKY devem ser notificados em até 24 horas para os órgãos oficiais do serviço de saúde.

TRATAMENTO

—————————————–—————————

Þ Não há cura ou tratamento específico para a doença. O que é feito pelos médicos é controle dos sintomas,    principalmente com analgésicos, antitérmicos e         anti-inflamatórios.

Þ Manter o doente bem hidratado é medida essencial para a recuperação.

Þ Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos         anti-inflamatórios e fisioterapia.

Þ Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),   mortes por febre Chicungunha são raras.

PREVENÇÃO

————————————————————–———

Þ Não há vacina contra a febre Chicungunha. A prevenção é feita através do combate à proliferação dos mosquitos  transmissores da doença.

Þ É preciso adotar medias simples no próprio domicílio e  arredores que ajudem a combater o mosquito. Não deixar água parada e recolher objetos que acumulam água.

Þ Segundo a OMS, as pessoas suspeitas devem ser mantidas sob um mosquiteiro durante o período febril, em que é   possível transmitir o vírus para os mosquitos vetores.