?Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti? - Secretaria da Saúde realiza reunião para divulgar a campanha

02/03/2016 00:00

O MOSQUITO AGORA ESTÁ MAIS FORTE E
TRANSMITE ALÉM DA DENGUE, O ZIKA VÍRUS E
A FEBRE CHIKUNGUNYA!

“Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti

O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, é também transmissor de outras duas graves doenças: Chikungunya e Zika Vírus. A única maneira de acabar com o mosquito, é eliminando os criadouros. Estamos em guerra para combater essa epidemia, e a luta é de todos nós!  Para intensificar essa guerra contra o mosquito, o Ministério da Saúde teve a iniciativa de criar a campanha “Todos Juntos contra o Aedes Aegypti”, (conforme resolução SS - 9, de 15/02/2016). A campanha tem como objetivo eliminar os criadouros encontrados.

A Secretaria de Saúde de Quatá realizou dia 01/03, no Auditório da Educação, uma reunião, com a participação das Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias, para passar instruções sobre a campanha, que terá início dia 05/03/2016 até 30/04/2016.

Em Quatá as agentes visam trabalhar aos sábados, para tentar encontrar o maior número de moradores nas residências. Cada agente receberá um incentivo financeiro do ministério. As informações foram transmitidas pela Secretária de Saúde Eliana Casaca, que contou com o apoio das agentes: Mônica do Nascimento e Elaine de Sá.

Qual o papel da população e da Prefeitura no combate ao mosquito?

Eliminar os criadores do mosquito da sua casa, local de trabalho e vizinhança é ação de controle de responsabilidade de cada um de nós. A população tem que cuidar dos seus espaços, ser fiscalizador e cobrar a participação de seus vizinhos e de sua comunidade.

O papel do poder público é o de cuidar da limpeza e organização da cidade. Também cabe sensibilizar a população, difundir a informação de forma correta, criando multiplicadores nas comunidades. E trabalhar de forma integrada, além de dar exemplo nos prédios e espaços públicos.

A dengue, a chikungunya e o zika vírus se constituem em problema coletivo e, como tal, tem que ser combatido de forma compartilhada pelo poder público e população. Se um deles não fizer sua parte, não há controle efetivo.

O mosquito Aedes aegypti, é difícil de ser combatido. O recolhimento de recipientes precisa ocorrer antes do período das chuvas e ser objeto de uma atuação constante. É importante a implantação de ações permanentes por parte do Poder Público e Sociedade civil; e reforçar a necessidade, por parte da população, da adoção de medidas que promovam um ambiente seguro, livre de criadouros. Vamos eliminar os criadouros, não deixando água parada em hipótese alguma.

O que fazer ao detectar um local com criadouro:

Há criadouro que vai ser possível eliminar, removendo do ambiente e destinando de forma adequada e responsável para a coleta seletiva. A maioria desses criadouros são potencialmente recicláveis. Se não é possível a eliminação, é preciso inviabilizar cobrindo, virando, furando, guardando da chuva e telando a caixa d’água.

Se o criadouro estiver em um local fechado, com um responsável, é preciso tentar conversar com este responsável para que ele faça sua parte. Caso não seja possível manter contato, a orientação é buscar auxílio com a vigilância de sua cidade, a qual tomará as devidas providências. De preferência as pessoas devem ser proativas, e não meros denunciantes.