Semana para agitar o corpo e o Mundo ?A Saúde não Para!?

15/04/2016 00:00

Durante os dias 11 e 15 de Abril, a Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Quatá, tendo como norte o slogan “Criança ativa, adulto saudável” prepararam ações em especial ao Dia Internacional da Atividade Física - “Agita Mundo” -, (06/04) e, ao Dia Internacional da Saúde (07/04), com denominação ampla de “Semana Agita Mundo” em referência a iniciativa do Governo de mesmo nome.

Várias ações foram realizadas durante a semana nos PSFs, Almoxarifado, Prefeitura, Escolas Municipais e Grupo da Terceira Idade, objetivando justamente, a prática de exercícios físicos, como alongamentos - ginástica laboral -, por 15 minutos em todos estes setores. Aliado à ginástica corporal foram oferecidos exames gratuitos de taxa de glicose, aferição de pressão e explanações sobre o Mosquito da Dengue.

Nas escolas as práticas físicas contaram com a ajuda dos professores de cada unidade que provocaram estímulo nas crianças, junto a conceitos e informações sobre a importância da atividade física diária que acabou por gerar a criação de cartazes ilustrativos sobre as benfeitorias dos exercícios à saúde.

Para fechar esta semana, na manhã de 15 de Abril, ocorreu caminhada com centenas de crianças e jovens das escolas do município.  A passeata encheu a Avenida principal como forma de mobilização à importância das práticas saudáveis. Participaram do movimento os colégios “Chiquinho” e Agrícola; escolas municipais, funcionários da Saúde e Educação.

Novas ações serão colocadas em prática nos próximos dias junto ao Setor de Esporte e na Feira da Lua, segundo informou o coordenador dos trabalhos, o Professor Ronaldo Sena.

As atividades foram iniciativas da Prefeitura e Secretaria de Saúde de Quatá, com apoio da Educação: “A Saúde não para!”.

Agita Mundo:

O Agita São Paulo foi criado para estimular a prática de atividades físicas. Ao longo dos anos, conseguiu reconhecimento nacional, serviu de modelo para o Agita Brasil e molde para Agita Mundo, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O foco do programa divide-se em três grandes áreas: estudantes, idosos e trabalhadores. Como forma de divulgar a mensagem do programa nos três focos de atenção, são realizados anualmente diversos eventos para atender esta população. No dia 6 de abril, acontece o Agita Mundo, dia mundial da atividade física.